Configuração e atratividade da carreira docente da Educação & Formação básica do município de Cametá/PA
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2019
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
164-179
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Fortaleza
4
10
jan./abr.
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Coleções
Resumo
The aim of the research was to analyze the configuration of the career of basic education professionals, in the municipality of Cametá, Pará, regarding the presence of elements of teacher appreciation and encouragement for a better remuneration, attractiveness and incentive to career. The research was carried out through a bibliographical and documentary study and revealed that the national legislations that deal with the teaching career in Brazil had influence and were determinant for the implementation of norms in the municipality. However, although the teaching career of the municipal teaching network of Cametá, presents some elements of valorization, does not establish rules related to better working conditions of teachers and needs to rescue the social valuation of the professional of the teaching profession by stimulating the working day in a single school, with the guarantee of progressionand percentage of stimulating increases to attract good professionals to the career.
La investigación tuvo por objetivo analizar la configuración de la carrera de los profesionales de la educación básica en el municipio de Cametá, Pará,en cuanto a la presencia de elementos de valorización docente y estímulo para unamejor remuneración, atractivo eincentivodepermanencia en la carrera. La investigación fue realizada por medio de estudio bibliográfico y documental y reveló que las legislaciones nacionales que tratan de la carrera del magisterio en Brasiltuvieron influencia y fueron determinantes para la implementación de normatizaciones en el municipio. Aunque la carrera docente de la red municipal de enseñanza de Cametápresente algunos elementos de valorización, no establece reglas relacionadas a mejores condiciones de trabajo docente y necesita rescatar la valorización social del profesional del magisterio estimulando la jornada de trabajo en una única escuela con la garantía de progresión y porcentual de aumentos estimuladores para atraer buenos profesionales a la carrera.
Objetiva-se analisar a configuração da carreira dos profissionais da Educação & Formação básica no município de Cametá, Pará, quanto à presença de elementos de valorização docente e estímulo para uma melhor remuneração, atratividade e incentivo à permanência na carreira. A pesquisa foi realizada por meio de estudo bibliográfico e documental e revelou que as legislações nacionais que tratam da carreira do magistério no Brasil tiveram influência e foram determinantes para a implementação de normatizações no município. Embora a carreira docente da rede municipal de ensino de Cametá apresente alguns elementos de valorização, não estabelece regras relacionadas a melhores condições de trabalho docente e precisa resgatar a valorização social do profissional do magistério, estimulando a jornada de trabalho em uma única escola, com a garantia de progressão e percentual de aumentos estimulantes para atrair bons profissionais à carreira.
La investigación tuvo por objetivo analizar la configuración de la carrera de los profesionales de la educación básica en el municipio de Cametá, Pará,en cuanto a la presencia de elementos de valorización docente y estímulo para unamejor remuneración, atractivo eincentivodepermanencia en la carrera. La investigación fue realizada por medio de estudio bibliográfico y documental y reveló que las legislaciones nacionales que tratan de la carrera del magisterio en Brasiltuvieron influencia y fueron determinantes para la implementación de normatizaciones en el municipio. Aunque la carrera docente de la red municipal de enseñanza de Cametápresente algunos elementos de valorización, no establece reglas relacionadas a mejores condiciones de trabajo docente y necesita rescatar la valorización social del profesional del magisterio estimulando la jornada de trabajo en una única escuela con la garantía de progresión y porcentual de aumentos estimuladores para atraer buenos profesionales a la carrera.
Objetiva-se analisar a configuração da carreira dos profissionais da Educação & Formação básica no município de Cametá, Pará, quanto à presença de elementos de valorização docente e estímulo para uma melhor remuneração, atratividade e incentivo à permanência na carreira. A pesquisa foi realizada por meio de estudo bibliográfico e documental e revelou que as legislações nacionais que tratam da carreira do magistério no Brasil tiveram influência e foram determinantes para a implementação de normatizações no município. Embora a carreira docente da rede municipal de ensino de Cametá apresente alguns elementos de valorização, não estabelece regras relacionadas a melhores condições de trabalho docente e precisa resgatar a valorização social do profissional do magistério, estimulando a jornada de trabalho em uma única escola, com a garantia de progressão e percentual de aumentos estimulantes para atrair bons profissionais à carreira.
Descrição
Palavras-chave
Basic education, Valorization of the magisterium, Teaching career plan, Educación básica, Valorización del magisterio, Plan de carrera docente, Educação & Formação básica, Valorização do magistério, Plano de carreira docente
Citação
CASTRO, José Joaquim Martins; CARVALHO, Fabrício Aarão Freire. Configuração e atratividade da carreira docente da Educação & Formação básica do município de Cametá/PA. Educação & Formação , Fortaleza, v.4, n. 10, p. 164-179, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.849. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/849. Acesso: 2021-07-05