Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação & Formação (ICNE -1927)

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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2019
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
95-111
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Fortaleza
4
10
jan./abr.
Resumo
This article aims to analyze the meanings associated to the discussions about the processes of teacher training in the context of the First National Conference of Education promoted by the Brazilian Association of Education. This conference marked the beginning of a series of national meetings of the association that outlined a field of political, theoretical and institutional disputes. This event, which took place in 1927, had as its theme the primary education and generated an expressive documentation, highlighting the 113 theses presented. These and other documents of the Brazilian Association of Education compose the sources that support this analysis, which seeks to identify normative and antithetical concepts asymmetric present in the language game that structured the debates in the First National Conference of Education. The analysis of this language made possible the understanding of the place and the meaning of the teacher in the abeano discourse.

Este artículo busca analizar los sentidos asociados a las discusiones sobre los procesos de formación de profesores en el contexto de la I Conferencia Nacional de Educación promovida por la Asociación Brasileña de Educación. Esta conferencia representó el inicio de una secuencia de encuentros nacionales de dicha asociación que delinearon un campo de disputas políticas, teóricas e institucionales. Este evento, ocurrido en 1927, tuvo como tema la enseñanza primaria y generó una expresiva documentación, con destaque para las 113 tesis presentadas. Estos y otros documentos de la Asociación Brasileña de Educación componen las fuentes que sostienen este análisis, que busca identificar conceptos normativos y antitéticos asimétricos presentes en el juego de lenguaje que estructuró los debates en la I Conferencia Nacional de Educación. El análisis de ese lenguaje posibilitó la comprensión del lugar y del significado del profesor en el discurso abeano.

O objetivo deste artigo é analisar os sentidos associados às discussões sobre os processos de formação de professores, no contexto da I Conferência Nacional de Educação & Formação (ICNE), promovida pela Associação Brasileira de Educação & Formação (ABE). A ICNE representou o início de uma sequência de encontros nacionais da ABE, que delinearam um campo de disputas políticas, teóricas e institucionais. Este evento, ocorrido em 1927, teve como tema o ensino primário e gerou uma expressiva documentação, com destaque para as cento e treze teses apresentadas. Estas e outros documentos da ABE compõem as fontes que sustentam essa análise que, apoiada na perspectiva da história dos conceitos, busca identificar, nas conclusões desse estudo, conceitos normativos e antitéticos assimétricos presentes no jogo de linguagem que estruturou os debates na ICNE. A análise dessa linguagem possibilitou a compreensão do lugar e do significado do professor no discurso abeano.
Descrição
Palavras-chave
First National Conference on Education, Brazilian association of education, Teacher training, Asymmetric antithetic concepts, Language game, I Conferencia Nacional de Educación, Asociación Brasileña de Educación, Formación de profesores, Conceptos antitéticos asimétricos, Juego de lenguaje, I Conferência Nacional de Educação & Formação, Associação brasileira de Educação & Formação, Formação de professores, Conceitos antitéticos assimétricos, Jogo de linguagem
Citação
VIEIRA, Carlos Eduardo; FARIA, Maria Cristiane Nunes de. Formação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação & Formação (ICNE -1927). Educação & Formação , Fortaleza, v.4, n. 10, p. 95-111, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.391. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/391. Acesso: 2021-07-05