A educação profissional no Brasil: história e política dos Institutos Federais
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível técnico
Data
2021
Título do Períodico
ETD - Educação Temática Digital
ISSN
1676-2592
Página(s)/e-location
487–505
Idioma(s)
en, pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
23
2
abr./jun.
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abr./jun.
Coleções
Resumo
Historically, vocational education was aimed at the poorest sections of the population who, through technical education, aimed to obtain an occupation for entry into the labour market (CUNHA, 2005). However, the trajectory of the federal schools (BANDERA, 2016) and, subsequently, the Federal Institutes indicate the majority presence of students belonging to the middle class. It is in this context that this article is developed by articulating, on the one hand, the educational policy of the Federal Institutes that achieves the democratization of access to technical education; and, on the other hand, through the results of quantitative research, the socioeconomic profile of integrated high school entrants in a campus of the Federal Institute of São Paulo. It is observed that the priority target audience of the policy is not contemplated and, therefore, it follows a different path from that traced out in the early stages of vocational education in Brazil.
Históricamente, la educación profesional estaba dirigida a los sectores más pobres de la población que, a través de la educación técnica, buscaban obtener una ocupación para ingresar al mercado laboral (CUNHA, 2005). Sin embargo, la trayectoria de las escuelas federales (BANDERA, 2016) y, posteriormente, de los Institutos Federales indica la presencia mayoritaria de estudiantes pertenecientes a la clase media. Es en este contexto que este artículo se desarrolla articulando, por un lado, la política educativa de los Institutos Federales que logra la democratización del acceso a la educación técnica; y, por otro lado, a través de los resultados de la investigación cuantitativa, el perfil socioeconómico de los ingresantes de secundaria integrados en un campus del Instituto Federal de São Paulo. Se observa que el público objetivo prioritario de la política no está contemplado y, por lo tanto, sigue un camino diferente al que se trazó en las primeras etapas de la educación profesional en Brasil.
Historicamente a educação profissional foi destinada às camadas mais pobres da população que visavam, por meio do ensino técnico, obter uma ocupação para ingresso no mercado de trabalho (CUNHA, 2005). Todavia, a trajetória das escolas federais (BANDERA, 2016) e, posteriormente, os Institutos Federais indica a presença majoritária de estudantes pertencentes à classe média. É nesse contexto que o presente artigo se desenvolve abordando articuladamente, de um lado, a política educacional dos Institutos Federais que logra a democratização do acesso ao ensino técnico; e, de outro, por meio dos resultados de pesquisa quantitativa, o perfil socioeconômico dos ingressantes no ensino médio integrado em um campus do Instituto Federal de São Paulo. Constata-se que o público-alvo prioritário da política não é contemplado e, portanto, segue caminho diverso ao traçado nos primórdios da educação profissional no Brasil.
Históricamente, la educación profesional estaba dirigida a los sectores más pobres de la población que, a través de la educación técnica, buscaban obtener una ocupación para ingresar al mercado laboral (CUNHA, 2005). Sin embargo, la trayectoria de las escuelas federales (BANDERA, 2016) y, posteriormente, de los Institutos Federales indica la presencia mayoritaria de estudiantes pertenecientes a la clase media. Es en este contexto que este artículo se desarrolla articulando, por un lado, la política educativa de los Institutos Federales que logra la democratización del acceso a la educación técnica; y, por otro lado, a través de los resultados de la investigación cuantitativa, el perfil socioeconómico de los ingresantes de secundaria integrados en un campus del Instituto Federal de São Paulo. Se observa que el público objetivo prioritario de la política no está contemplado y, por lo tanto, sigue un camino diferente al que se trazó en las primeras etapas de la educación profesional en Brasil.
Historicamente a educação profissional foi destinada às camadas mais pobres da população que visavam, por meio do ensino técnico, obter uma ocupação para ingresso no mercado de trabalho (CUNHA, 2005). Todavia, a trajetória das escolas federais (BANDERA, 2016) e, posteriormente, os Institutos Federais indica a presença majoritária de estudantes pertencentes à classe média. É nesse contexto que o presente artigo se desenvolve abordando articuladamente, de um lado, a política educacional dos Institutos Federais que logra a democratização do acesso ao ensino técnico; e, de outro, por meio dos resultados de pesquisa quantitativa, o perfil socioeconômico dos ingressantes no ensino médio integrado em um campus do Instituto Federal de São Paulo. Constata-se que o público-alvo prioritário da política não é contemplado e, portanto, segue caminho diverso ao traçado nos primórdios da educação profissional no Brasil.
Descrição
Palavras-chave
Educational policy, Vocational education, Integrated education, Política educativa, Educación profesional, Enseñanza media integrada a la formación profesional, Política educacional, Educação profissional, Ensino médio integrado
Citação
BRAZOROTTO, Cintia Magno; VENCO, Selma Borghi. A educação profissional no Brasil: história e política dos Institutos Federais. ETD - Educação Temática Digital , Campinas, SP, v.23, n. 2, p. 487–505, abr./jun. 2021. https://doi.org/10.20396/etd.v23i2.8656863. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8656863. Acesso: 2021-06-29