O ensino remoto emergencial (ERE) no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Manaus: impactos desafios e possibilidades
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2023
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Prática
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e35[2023]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
33
66
33
66
Fonte
Coleções
Resumo
Esta pesquisa, que trata do ensino remoto emergencial no 1º ano do Ensino Fundamental I, tem como objetivos gerais identificar e expor os impactos, desafios e possibilidades de alfabetizar crianças egressas de uma escola municipal da cidade de Manaus (AM) cuja Educação Infantil foi cursada por intermédio dessa modalidade de ensino. Como objetivos específicos elencamos: a) levantar a literatura a respeito do ensino remoto emergencial no Brasil no contexto de pandemia; b) compreender os impactos desafios e possibilidades do trabalho remoto no período pandêmico; c) refletir de que modo a escola investigada desenvolveu metodologias de organização pedagógica voltados aos processos de alfabetização e letramento no contexto pandêmico. A pesquisa é qualitativa do tipo bibliográfico, contou com as técnicas de análise documental, investigou dados sobre a alfabetização ao longo da pandemia e utilizou documentos de uma unidade de ensino da rede municipal de educação de Manaus (AM). Por meio da pesquisa evidenciamos que professores, pais e estudantes não receberam o suporte necessário, material e simbólico, para o desenvolvimento das atividades em período remoto, bem como que os processos de letramento demandam a presencialidade das vivências estruturantes da compreensão social da escrita, que não podem ser transplantadas ao modelo remoto sem prejuízo direto e proporcional ao nível de pobreza das famílias.
Descrição
Palavras-chave
Ensino remoto, Alfabetização e letramento, Anos iniciais
Citação
NONATO, Israel Lucas Maciel; SILVA, Thaiany Guedes da; CHADREQUE, Angelina Júlio. O ensino remoto emergencial (ERE) no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Manaus: impactos desafios e possibilidades. Educação: Teoria e Prática, p. e35[2023]. 2023. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17029. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17029. Acesso em: 2025-08-21