Retratos sociológicos: pesquisa de revisão de literatura sobre a compreensão das trajetórias pessoal e profissional de professores de Educação Física

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2023
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Prática
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e30[2023]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
33
66
Fonte
Resumo
O presente ensaio objetivou contextualizar a metodologia dos retratos sociológicos, de Bernard Lahire, no que se relaciona à trajetória de vida e ao desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. Metodologicamente, apresentou-se como uma pesquisa de revisão de literatura do tipo narrativa, a qual foi estruturada a partir da leitura de artigos e livros que abordassem a temática escolha e desenvolvimento profissional. A busca desses materiais foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, em que foram selecionados e analisados 33 artigos. Os resultados evidenciaram que as escolhas e tomadas de decisão eram pautadas em diferentes dimensões de socialização, das quais as mais influentes foram a família e escola, enquanto o desenvolvimento profissional era espelhado em experiências passadas. Assim sendo, por meio do referido método foi possível investigar o motivo pelo qual uma pessoa se decidiu por determinada profissão e o seu desenvolvimento na carreira, fazendo que a trajetória de vida influenciasse na seleção da profissão e no desenvolvimento profissional desses professores de Educação Física.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento profissional, Bernard lahire, Escala individual
Citação
VIEIRA, Naara da Silva Santos; LIMA, Rayane Pires; GOMES, Carlos Eduardo de Almeida; SILVA, Gustavo da Motta; ANACLETO, Francis Natally de Almeida. Retratos sociológicos: pesquisa de revisão de literatura sobre a compreensão das trajetórias pessoal e profissional de professores de Educação Física. Educação: Teoria e Prática, p. e30[2023]. 2023. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16828. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16828. Acesso em: 2025-08-21