Retratos sociológicos: pesquisa de revisão de literatura sobre a compreensão das trajetórias pessoal e profissional de professores de Educação Física
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2023
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Prática
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e30[2023]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
33
66
33
66
Fonte
Coleções
Resumo
O presente ensaio objetivou contextualizar a metodologia dos retratos sociológicos, de Bernard Lahire, no que se relaciona à trajetória de vida e ao desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. Metodologicamente, apresentou-se como uma pesquisa de revisão de literatura do tipo narrativa, a qual foi estruturada a partir da leitura de artigos e livros que abordassem a temática escolha e desenvolvimento profissional. A busca desses materiais foi realizada nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, em que foram selecionados e analisados 33 artigos. Os resultados evidenciaram que as escolhas e tomadas de decisão eram pautadas em diferentes dimensões de socialização, das quais as mais influentes foram a família e escola, enquanto o desenvolvimento profissional era espelhado em experiências passadas. Assim sendo, por meio do referido método foi possível investigar o motivo pelo qual uma pessoa se decidiu por determinada profissão e o seu desenvolvimento na carreira, fazendo que a trajetória de vida influenciasse na seleção da profissão e no desenvolvimento profissional desses professores de Educação Física.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento profissional, Bernard lahire, Escala individual
Citação
VIEIRA, Naara da Silva Santos; LIMA, Rayane Pires; GOMES, Carlos Eduardo de Almeida; SILVA, Gustavo da Motta; ANACLETO, Francis Natally de Almeida. Retratos sociológicos: pesquisa de revisão de literatura sobre a compreensão das trajetórias pessoal e profissional de professores de Educação Física. Educação: Teoria e Prática, p. e30[2023]. 2023. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16828. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16828. Acesso em: 2025-08-21