Crenças autoeficácia e estratégias de professores diante do bullying
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2023
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Prática
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e15[2023]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
33
66
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Fonte
Coleções
Resumo
Buscou-se identificar e relacionar as ocorrências de violência que envolvem estudantes e professores, as estratégias utilizadas por esses professores para o enfrentamento do bullying e as suas crenças e percepção de autoeficácia para intervir nesse problema. Em estudo transversal, com abordagem analítica, realizado em 2018, com 46 professores de Guaiúba, Ceará, Brasil, foram aplicados três questionários para investigação da violência escolar e das práticas, crenças e percepção de autoeficácia dos docentes diante do bullying. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Identificou-se que existe prevalência significativa de violências que envolvem professores e estudantes nas escolas investigadas. Professores que foram autores de bullying na infância concordam mais com crenças normativas (p=0, 04) e de aprendizagem (p=0, 03), enquanto professores que foram vítimas acreditam que as estratégias de esquiva são inadequadas (p=0, 02). Portanto, é necessária a identificação das percepções, crenças e do histórico de envolvimento em bullying de professores para a construção de programas mais eficazes de enfrentamento da violência escolar.
Descrição
Palavras-chave
Violência escolar, Bullying, Professores, Estudantes
Citação
LUNA, Geisy Lanne Muniz; STELKO-PEREIRA, Ana Carina; ALVES, Dayse Lorrane Gonçalves; SILVA, Steffany Rocha da; NUNES, Bruna Rodrigues. Crenças autoeficácia e estratégias de professores diante do bullying. Educação: Teoria e Prática, p. e15[2023]. 2023. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16671. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16671. Acesso em: 2025-08-21