“Conformar-se à vida real”: sobre o(s) sentido(s) do conceito de formação em Adorno

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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Crítica
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e49[2024]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
35
69
Fonte
Resumo
O objetivo do presente texto é pensar o núcleo em torno do qual se desenvolve a “teoria crítica da educação” de Theodor W, Adorno, ou seja, o conceito de Bildung, Adorno insiste na ligação entre este e a cultura, tornada efetiva quando a Bildung se expressa no seu caráter inevitavelmente contraditório em relação à ordem estabelecida, e não no seu caráter afirmativo, ou seja, de conformação do indivíduo à lógica social dominante, A crítica adorniana à indústria cultural encontra na semiformação seu correlato subjetivo, Essa não é uma formação incompleta, mas um processo deliberado de deformação intelectual que molda indivíduos incapazes de pensamento crítico e experiências autênticas, A indústria cultural, ao oferecer um mundo padronizado e fragmentado, aliena os indivíduos de si mesmos e dos outros, promovendo um hedonismo vazio e uma busca incessante por reconhecimento dentro de um universo autorreferencial, Somente uma educação que resgate o valor da experiência individual e fomente a reflexão crítica pode contrapor-se a essa lógica de dominação e oferecer uma alternativa emancipatória,

The aim of this paper is to consider the core around which Theodor W. Adorno’s “critical theory of education” is developed, namely, the concept of Bildung. Adorno insists on the connection between this and culture, which becomes effective when Bildung is expressed in its inevitably contradictory character in relation to the established order, and not in its affirmative character, i.e., in the individual’s conformity to the dominant social logic. Adorno’s critique of the culture industry finds its subjective correlate in semi-formation (Halbbildung). This is not an incomplete education, but a deliberate process of intellectual deformation, which molds individuals incapable of critical thinking and authentic experiences. By offering a standardized and fragmented world, the culture industry alienates individuals from themselves and from others, promoting an empty hedonism and an incessant search for recognition within a self-referential universe. Only an education that rescues the value of individual experience and fosters critical reflection can counter this logic of domination and offer an emancipatory alternative.
Descrição
Palavras-chave
Indústria cultural, Emancipação, Crítica, Educação, Cultural Industry, Emancipation, Critic, Education
Citação
CORREIA, Fábio Caires; CAIRES, Paula Taís Bonfim; BARBI, Kathy Briones; CAPOBIANCO, Nathiara Cristina. “Conformar-se à vida real”: sobre o(s) sentido(s) do conceito de formação em Adorno. Educação: Teoria e Crítica, p. e49[2024]. 2025. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/18668/13320. Acesso em: 2025-07-22
URL