Formação SAMR mentoreada para adoção e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola: identificando o maior desafio

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Crítica
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e09[2024]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
34
67
Fonte
Resumo
Adotar e aplicar tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em favor da melhora qualitativa dos processos de ensino e aprendizagem transcende a discussão simplista de resolução de questões de infraestrutura e acesso às tecnologias – ainda que sejam assuntos importantes, As implicações são mais profundas, de nível simbólico, envolvendo representações sociais do docente e das tecnologias (Silva, 2013), Resultado de pesquisa bibliográfica, este texto propõe que o trabalho de sensibilização e formação continuada docente para melhor aproveitamento dessas TDICs seja realizado a partir de uma combinação que valorize as competências técnicas previstas por um modelo de Domínio de Conhecimento de Conteúdo Pedagógico e Tecnológico (CPT) (Mishra; Koehler, 2006), mas que ocorra de forma orgânica a partir do modelo de Substituição, Aumento, Modificação e Redefinição (SAMR) (Caukin; Trail, 2019; Puentedura, 2014), permitindo escalonar a apresentação das potencialidades dessas tecnologias e, ao mesmo tempo, modular os níveis de conforto para sua adoção e utilização pelos professores, Um profissional reconhecido e respeitado por seus pares deveria ser mentor desse processo, facilitando, assim, que se discutissem e promovessem transformações metodológicas que seriam muito dificultadas em modelos formativos mais tradicionais,

Adopting and applying digital information and communication technologies (DICT) for qualitative improvement of teaching and learning processes transcends the rather simplistic discussion of infrastructure and access problems to be solved – though both discussions are important, The implications run deeper, in a symbolic level, involving social representations of teachers and technologies (Silva, 2013), A result of a bibliographic research, this text proposes that an efficient, long-term work of sensibilization and formation of teachers for the best use of DICT can only be realized by combining the competences sought by a Technologic Pedagogic Content Model (PCM) of formation (Mishra; Koehler, 2006) with the more organically-paced formation model of Substitution, Augmentation, Modification and Redefinition (SAMR) (Caukin; Trail, 2019; Puentedura, 2014), allowing teachers to understand the best potentials of each technology in a step-by-step fashion, adapted to their current comfort levels with the use of DICT, A professional who is respected by his/her peers should mentor the process in order to facilitate discussions and the resulting methodological transformations that would be harder to emerge in more traditional formative models,
Descrição
Palavras-chave
Educação, Formação docente, Mentoria, SAMR, TDIC, Education, Teacher formation, Mentorship, SAMR, DICT
Citação
KUCHARSKI, Marcus Vinicius Santos; CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Formação SAMR mentoreada para adoção e uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola: identificando o maior desafio. Educação: Teoria e Crítica, p. e09[2024]. 2024. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17378/12893. Acesso em: 2025-07-22
URL