Arte e Ciência na formação de professores: um levantamento em revistas e eventos da área de ensino de Ciências (2001-2021)
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível metodológico
Data
2023
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS 4. Educação de qualidade
Título do Períodico
Educação: Teoria e Crítica
ISSN
1981-8106
Página(s)/e-location
e40[2023]
Idioma(s)
pt
Fonte
Rio Claro, SP
33
66
33
66
Fonte
Coleções
Resumo
A partir de um estudo de estado da arte, o artigo buscou analisar de que forma a temática “Arte e Ciência na formação de professores” tem sido abordada em importantes eventos e periódicos da área de Ensino de Ciências ao longo dos últimos 20 anos (2001-2021) a fim de melhor compreender os focos das pesquisas que vêm sendo realizadas e a abrangência de possibilidades relacionadas com essa temática, Foram encontrados 77 trabalhos, distribuídos majoritariamente na última década que discutiam a relação entre Arte e Ciência, sendo apenas 19 voltados para a formação de professores, Embora poucos, esses trabalhos demonstram diversas possibilidades a serem exploradas a partir da interdisciplinaridade proposta (áreas que podem ser relacionadas, público-alvo, estratégias e tipos de arte) e contribuições à formação de professores que abrangem desde aprimoramentos do conhecimento até uma reflexão mais crítica, o repensar da prática docente, reflexões sobre si e o próprio corpo e o desenvolvimento da criatividade,
Based on a state-of-the-art study, the article aimed to analyze how the theme "Art and Science in teacher education" has been addressed in important Science Teaching events and journals over the last 20 years (2001-2021) in order to better understand the focus of researches that have been developed and the possibilities related to this theme, We found 77 papers which discussed the Art and Science relationship, most from the last decade, with only 19 focused on teacher education, Although few in number, such studies demonstrate several possibilities to explore based on the interdisciplinarity proposed by them (areas that can be related, target audience, strategies, and types of art), as well as contributions to teacher education, ranging from knowledge improvements to a more critical reflection, a rethinking of the teaching practice, reflections on oneself and one's own body and the development of creativity,
Based on a state-of-the-art study, the article aimed to analyze how the theme "Art and Science in teacher education" has been addressed in important Science Teaching events and journals over the last 20 years (2001-2021) in order to better understand the focus of researches that have been developed and the possibilities related to this theme, We found 77 papers which discussed the Art and Science relationship, most from the last decade, with only 19 focused on teacher education, Although few in number, such studies demonstrate several possibilities to explore based on the interdisciplinarity proposed by them (areas that can be related, target audience, strategies, and types of art), as well as contributions to teacher education, ranging from knowledge improvements to a more critical reflection, a rethinking of the teaching practice, reflections on oneself and one's own body and the development of creativity,
Descrição
Palavras-chave
Estado da arte, Prática docente, Interdisciplinaridade, Criatividade, State-of-the-art, Teaching practice, Interdisciplinarity, Creativity
Citação
LEITE, Mônica Regina Vieira; GATTI, Sandra Regina Teodoro. Arte e Ciência na formação de professores: um levantamento em revistas e eventos da área de ensino de Ciências (2001-2021). Educação: Teoria e Crítica, p. e40[2023]. 2023. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17377/12749. Acesso em: 2025-07-22