Uma análise sobre a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de indução

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2024
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
1-22
Idioma(s)
pt
Fonte
Fortaleza
9
Fluxo Contínuo
Fonte
Resumo
Objetivou-se analisar a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de mentoria buscando entender quais os desdobramentos para a atividade docente. Foram analisadas 18 respostas abertas de um questionário misto. Na organização e análise dos dados,elaboraram-se as seguintes categorias: expectativas iniciais sobre o programa de mentoria; percepções acerca do Programa Híbrido de Mentoria para a atuação docente; processos reflexivos. De modo geral, as análises revelaram que o programa se configurou como um cenário propício para a promoção do desenvolvimento profissional das professoras iniciantes. As percepções das iniciantes sugerem que a participação dialogada e formativa, construída de forma colaborativa com as mentoras, promoveu, aos poucos, autonomia para pensarem nas suas práticas pedagógicas, refletirem mais criticamente sobre sua atuação, construírem conhecimentos específicos sobre a profissão, além de exercitarem seu autoconhecimento, sugerindo seu reconhecimento e pertencimento na profissão

El objetivo de este estudio fue analizar la percepción de docentes principiantes sobre su participación en un programa de mentoría buscando comprender las consecuencias para la actividad docente. Se analizaron un total de 18 respuestas abiertas a un cuestionario mixto. En la organización y análisis de los datos, se elaboraron las siguientes categorías: expectativas iniciales sobre el programa de mentoría; percepciones sobre el Programa para la enseñanza; procesos reflexivos. En general, los análisis revelaron que el programa se configuró como un escenario propicio para la promoción del desarrollo profesional de los principiantes. Las percepciones de los principiantes sugieren que la participación dialogada y formativa, construida en colaboración con los mentores, promovió gradualmente la autonomía para pensar sobre sus prácticas pedagógicas, reflexionar más críticamente sobre su desempeño, construir conocimientos específicos sobre la profesión, además de ejercitar su autoconocimiento, sugiriendo su reconocimiento y pertenencia a la profesión

The research aimed at analyzing novice teachers' perception about the participation in a mentoring program in order to understand its consequences for their teaching activity. We analyzed 18 open-ended responses from a questionnaire. The following categories arose from the analysis of the answers: initial expectations about the mentoring program; perceptions about the program in teaching; and reflective processes. In general, the analysis revealed that the program was a favorable setting for promoting the novice’s professional development. The novices’ perceptions suggest that dialogued and formative participation, built in a collaborative way with the mentors, gradually promoted autonomy to think about their teaching practices, reflect more critically on their work, build specific knowledge about the profession, as well as exercise their self-knowledge, suggesting their recognition and belonging in the profession.
Descrição
Palavras-chave
Desenvolvimento profissional docente, Aprendizagem da docência, Programa de indução docente, Narrativas, desarrollo profesional docente, aprendizaje de la enseñanza, Programa de Inducción Docente, narrativas, Teacher professional development, Teaching learning, Teacher induction program, Narratives
Citação
ALARCON, J. F. F. da S.; CARVALHO, B. K. R. de; TIBA, A. M. M.; REALI, A. M. de M. R.. Uma análise sobre a percepção de professoras iniciantes acerca da participação em um programa de indução. Educação & Formação, p. 1-22. 2024. https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e12344. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/12344/11303. Acesso em: 2025-06-24