Oportunidades das plataformas digitais de aprendizagem para aumentar a motivação dos alunos no desenvolvimento do conhecimento do idioma e das competências de fala
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2024
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
1-16
Idioma(s)
en
Fonte
Fortaleza
9
Fluxo Contínuo
9
Fluxo Contínuo
Fonte
Coleções
Resumo
Atualmente, é dada especial atenção à busca por novos métodos de ensino de línguas estrangeiras que forneçam alta proficiência em uma língua estrangeira para fins profissionais. Uma maneira eficaz de atingir esse objetivo é o uso de plataformas digitais, que aumentam a motivação no estudo de uma língua estrangeira para a comunicação científica. Este estudo investiga a influência das plataformas digitais na motivação para a comunicação acadêmica em língua estrangeira entre alunos de especialidades técnicas. O experimento pedagógico conduzido demonstrou uma melhora significativa na motivação no grupo experimental em comparação ao grupo de controle. Especificamente, os alunos do grupo experimental exibiram um aumento de 10,4% nos altos níveis de motivação pós-experimento em comparação ao aumento de 2,2% do grupo de controle. Essas descobertas destacam a eficácia da plataforma Moodle em aprimorar as habilidades de comunicação acadêmica em língua estrangeira dos alunos.
En la actualidad, se presta especial atención a la búsqueda de nuevos métodos de enseñanza de lenguas extranjeras que proporcionen un alto nivel de competencia en una lengua extranjera con fines profesionales. Una forma eficaz de lograr este objetivo es el uso de plataformas digitales, que aumentan la motivación en el estudio de una lengua extranjera para la comunicación científica. Este estudio investiga la influencia de las plataformas digitales en la motivación para la comunicación académica en lenguas extranjeras entre estudiantes de especialidades técnicas. El experimento pedagógico realizado demostró una mejora significativa de la motivación en el grupo experimental en comparación con el grupo de control. En concreto, los estudiantes del grupo experimental mostraron un aumento del 10,4% en los niveles altos de motivación después del experimento en comparación con el aumento del 2,2% del grupo de control. Estos hallazgos destacan la eficacia de la plataforma Moodle para mejorar las habilidades de comunicación académica en lenguas extranjeras de los estudiantes
Particular attention today is paid to the search for new methods in foreign language teaching that provide high proficiency in a foreign language for professional purposes. An effective way to achieve this goal is the use of digital platforms, which increase motivation in the study of a foreign language for scientific communication. This study investigates the influence of digital platforms on motivation for academic foreign-language communication among students in technical specialties. The pedagogical experiment conducted demonstrated a significant improvement in motivation in the experimental group compared to the control group. Specifically, students in the experimental group exhibited a 10.4% increase in high motivation levels post-experiment compared to the control group2.2% increase. These findings highlight the efficacy of the Moodle platform in enhancing students' academic foreign-language communication skills.
En la actualidad, se presta especial atención a la búsqueda de nuevos métodos de enseñanza de lenguas extranjeras que proporcionen un alto nivel de competencia en una lengua extranjera con fines profesionales. Una forma eficaz de lograr este objetivo es el uso de plataformas digitales, que aumentan la motivación en el estudio de una lengua extranjera para la comunicación científica. Este estudio investiga la influencia de las plataformas digitales en la motivación para la comunicación académica en lenguas extranjeras entre estudiantes de especialidades técnicas. El experimento pedagógico realizado demostró una mejora significativa de la motivación en el grupo experimental en comparación con el grupo de control. En concreto, los estudiantes del grupo experimental mostraron un aumento del 10,4% en los niveles altos de motivación después del experimento en comparación con el aumento del 2,2% del grupo de control. Estos hallazgos destacan la eficacia de la plataforma Moodle para mejorar las habilidades de comunicación académica en lenguas extranjeras de los estudiantes
Particular attention today is paid to the search for new methods in foreign language teaching that provide high proficiency in a foreign language for professional purposes. An effective way to achieve this goal is the use of digital platforms, which increase motivation in the study of a foreign language for scientific communication. This study investigates the influence of digital platforms on motivation for academic foreign-language communication among students in technical specialties. The pedagogical experiment conducted demonstrated a significant improvement in motivation in the experimental group compared to the control group. Specifically, students in the experimental group exhibited a 10.4% increase in high motivation levels post-experiment compared to the control group2.2% increase. These findings highlight the efficacy of the Moodle platform in enhancing students' academic foreign-language communication skills.
Descrição
Palavras-chave
Inglês, Comunicação acadêmica em língua estrangeira, Motivação, Plataformas de aprendizado digital, Moodle, inglés, comunicación académica en lenguas extranjeras, motivación, plataformas digitales de aprendizaje, Moodle, English, Academic foreign-language communication, Motivation, Digital learning platforms, Moodle
Citação
ABDULLAYEV, I.; YAKUSHKINA, N.; AKHMETSHIN, E.; ZAINULLIN, L.; KOZACHEK, A.. Oportunidades das plataformas digitais de aprendizagem para aumentar a motivação dos alunos no desenvolvimento do conhecimento do idioma e das competências de fala. Educação & Formação, p. 1-16. 2024. https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14252. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14252/12572. Acesso em: 2025-06-24