A formação docente em disputa política: as persistentes apostas curriculares neopragmatistas e neoconservadoras
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Educação & Formação
ISSN
2448-3583
Página(s)/e-location
1-22
Idioma(s)
pt
Fonte
Fortaleza
9
Fluxo Contínuo
9
Fluxo Contínuo
Fonte
Coleções
Resumo
O currículo da formação docente no Brasil segue como território de disputas políticas e com desenhos enunciativos de um currículo empresarial. Neste estudo, de caráter exploratório e documental, buscou-seanalisar algumas investidas políticas que se dão em torno da formação docente no Brasil. Refletiu-sesobre o percurso de produção do texto político mediado pela Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que definia as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores/as para a Educação Básica, e a nova Resolução nº 4, de 29 de maio de 2024. Destacaram-seos atravessamentos neopragmatistas, que vão perfilar modelos intransigentes de docência. O estudo problematiza o processo de disputa política a partir do que ensejam em torno de princípios básicos e fundamentais para a formação de professores/as.
El currículo de formación docente en Brasil sigue siendo un territorio de disputas políticas y con diseños enunciativos de un currículo empresarial. En este estudio, de carácter exploratorio y documental, analizamos algunas iniciativas políticas que ocurren en torno a la formación docente en Brasil. Reflexionamos sobre el camino de producción del texto político mediado por la Resolución CNE/CP nº 2, de 20 de diciembre de 2019, que definió las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Inicial de Docentes de Educación Básica, y la nueva Resolución CNE/CP nº 4, de 29 de mayo de 2024, y 04/2024. Destacamos las intersecciones neopragmatistas, que perfilan modelos de enseñanza intransigentes. El estudio problematiza el proceso de disputa política, a partir de lo que implica en torno a principios básicos y fundamentales para la formación docente
The curriculum for teacher education in Brazil remains a contested arena of political disputes and with enunciative contours of a corporate curriculum. This exploratory and documentary study analyzes some political initiatives concerning toward teacher education in Brazil. We reflect on the production path of the political text mediated by Resolution No. 2, of December 20, 2019, which established the National Curricular Guidelines for Initial Teacher Training for Basic Education, and the new Resolution No. 4, of May 29, 2024, and 04/2024. We highlight the neopragmatist intersections, which outline intransigent models of teaching. The study problematizes the process of political dispute, based on what the texts give rise to in terms of basic and fundamental principles for teacher education
El currículo de formación docente en Brasil sigue siendo un territorio de disputas políticas y con diseños enunciativos de un currículo empresarial. En este estudio, de carácter exploratorio y documental, analizamos algunas iniciativas políticas que ocurren en torno a la formación docente en Brasil. Reflexionamos sobre el camino de producción del texto político mediado por la Resolución CNE/CP nº 2, de 20 de diciembre de 2019, que definió las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Inicial de Docentes de Educación Básica, y la nueva Resolución CNE/CP nº 4, de 29 de mayo de 2024, y 04/2024. Destacamos las intersecciones neopragmatistas, que perfilan modelos de enseñanza intransigentes. El estudio problematiza el proceso de disputa política, a partir de lo que implica en torno a principios básicos y fundamentales para la formación docente
The curriculum for teacher education in Brazil remains a contested arena of political disputes and with enunciative contours of a corporate curriculum. This exploratory and documentary study analyzes some political initiatives concerning toward teacher education in Brazil. We reflect on the production path of the political text mediated by Resolution No. 2, of December 20, 2019, which established the National Curricular Guidelines for Initial Teacher Training for Basic Education, and the new Resolution No. 4, of May 29, 2024, and 04/2024. We highlight the neopragmatist intersections, which outline intransigent models of teaching. The study problematizes the process of political dispute, based on what the texts give rise to in terms of basic and fundamental principles for teacher education
Descrição
Palavras-chave
Qualidade, Formação, Docência, Base curricular, calidad, formación docente, enseñanza, bases curriculares, Quality, Teacher education, Teaching, Curricular basis
Citação
ALBINO, Â. C. A.; RODRIGUES, A. C. da S.; DUTRA-PEREIRA, F. K.. A formação docente em disputa política: as persistentes apostas curriculares neopragmatistas e neoconservadoras. Educação & Formação, p. 1-22. 2024. https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14103. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14103. Acesso em: 2025-06-24