História da Educação e retótica: ethos e pathos como meios de provas

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2007
Título do Períodico
Revista Educação e Cultura Contemporânea
ISSN
2238-1279
Página(s)/e-location
35-60
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
4
8
jul./dez.
Resumo
This article presents theoretical and practical results of studies made by the "Rhetoric and Argumentation in Pedagogy" Research Group (USP / CNPq) in the lastyears. The Group research are focused on the history of educational ideas in Brazil in the decades of 1930-1950. Its theoretical bases are founded on the developments of new rhetoric, especially in Chaim Perelman's and Stephen Toulmin's works.

Este artículo presenta los resultados teóricos y prácticos de los estudios realizados por el Grupo de Investigación "Retórica y Argumentación de la Pedagogía" (USP / CNPq) en los últimos años. La investigación del Grupo se centró en la historia de las ideas educativas en Brasil desde la década de 1930 hasta la de 1950. Sus bases teóricas se encuentran en los desarrollos de la nueva retórica, especialmente en los trabajos de Chaïm Perelman y Stephen Toulmin.

Este artigo apresenta os resultados teóricos e práticos dos estudos feitos pelo Grupo de Pesquisa "Retórica e Argumentação da Pedagogia" (USP/CNPq) nos últimos anos. As pesquisas do Grupo focalizaram a história das idéias educacionais no Brasil nas decádas de 1930 a 1950. Suas bases teóricas encontram-se nos desenvolvimentos da nova retórica, especialmente nos trabalhos de Chaïm Perelman e Stephen Toulmin.
Descrição
Palavras-chave
Brazilian education (history), Pedagogical discourse, Rhetoric, Educación brasileña (historia), Discurso pedagógico, Retórica, Educação brasileira (história), Discurso pedagógico, Retórica
Citação
CUNHA, Marcus Vinicius da. História da Educação e retótica: ethos e pathos como meios de provas. Revista Educação e Cultura Contemporânea , Rio de Janeiro, v.4, n. 8, p. 35-60, jul./dez. 2007. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/6272. Acesso: 2021-06-25
DOI