O conhecimento moral como um objetivo para a educação: John Dewey
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2007
Autores
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação e Cultura Contemporânea
ISSN
2238-1279
Página(s)/e-location
23-33
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
4
8
jul./dez.
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Resumo
Other then what usually accepted about Dewey, especially in Brazil, in this paper David Hansen argues that John Dewey was a life-long, fervent supporter of the teaching of academic subjects. For Dewey every teacher should have at her or his finger-tips a mastery of the subject under consideration. However, Dewey's view of the knowledge education should generate encompasses more than a fusion of facts and ways of inquering and thinking. Hansen argues that education should fuel what he calls "moral knowledge". Hansen explains how moral knowledge fuses technical know-how with social consciousness.
A diferencia de lo que se ha aceptado habitualmente sobre el pensamiento de Dewey, especialmente en Brasil, en este ensayo David Hansen sostiene que, a lo largo de su vida, John Dewey fue un ferviente defensor de la enseñanza del conocimiento académico. Dewey afirmó que todo maestro debe dominar la disciplina bajo su responsabilidad en "la punta de la lengua". Sin embargo, la visión de Dewey del conocimiento educativo debería generar más comprensión que una fusión de hechos y formas de investigación y razonamiento. Dewey sostiene que la educación debería fomentar lo que él llama "conocimiento moral". Hansen explica cómo el conocimiento moral unifica el saber hacer técnico y la conciencia social.
Diferente do que usualmente foi aceito a respeito do pensamento de Dewey especialmente no Brasil, nesse ensaio David Hansen defende que, por toda a sua vida, John Dewey foi um defensor fervoroso do ensino dos conhecimentos acadêmicos. Dewey afirmou que todo professor deveria dominar a disciplina sob sua responsabilidade na "ponta da língua". Entretanto, a visão de Dewey acerca do conhecimento educacional deveria gerar mais a compreensão do que a fusão de fatos e formas de investigar e raciocinar. Dewey afirma que a educação deveria fomentar o que ele chama de "conhecimento moral". Hansen explica como o conhecimento moral unifica o know-how técnico e a consciência social.
A diferencia de lo que se ha aceptado habitualmente sobre el pensamiento de Dewey, especialmente en Brasil, en este ensayo David Hansen sostiene que, a lo largo de su vida, John Dewey fue un ferviente defensor de la enseñanza del conocimiento académico. Dewey afirmó que todo maestro debe dominar la disciplina bajo su responsabilidad en "la punta de la lengua". Sin embargo, la visión de Dewey del conocimiento educativo debería generar más comprensión que una fusión de hechos y formas de investigación y razonamiento. Dewey sostiene que la educación debería fomentar lo que él llama "conocimiento moral". Hansen explica cómo el conocimiento moral unifica el saber hacer técnico y la conciencia social.
Diferente do que usualmente foi aceito a respeito do pensamento de Dewey especialmente no Brasil, nesse ensaio David Hansen defende que, por toda a sua vida, John Dewey foi um defensor fervoroso do ensino dos conhecimentos acadêmicos. Dewey afirmou que todo professor deveria dominar a disciplina sob sua responsabilidade na "ponta da língua". Entretanto, a visão de Dewey acerca do conhecimento educacional deveria gerar mais a compreensão do que a fusão de fatos e formas de investigar e raciocinar. Dewey afirma que a educação deveria fomentar o que ele chama de "conhecimento moral". Hansen explica como o conhecimento moral unifica o know-how técnico e a consciência social.
Descrição
Palavras-chave
John Dewey (1859-1952), Teaching and learning, Academic subjects, Moral knowledge, John Dewey (1859-1952), Enseñanza y aprendizaje, Conocimientos académicos, Conocimientos morales, John Dewey (1859-1952), Ensino e aprendizagem, Conhecimento acadêmico, Conhecimento moral
Citação
HANSEN, David T. O conhecimento moral como um objetivo para a educação: John Dewey. Revista Educação e Cultura Contemporânea , Rio de Janeiro, v.4, n. 8, p. 23-33, jul./dez. 2007. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/6266. Acesso: 2021-06-25