Quando boas intenções se convertem em precarização: armadilhas na criação de uma Universidade
Carregando...
Tipo
Seção temática
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023141
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
Este trabalho analisa, sob a perspectiva da Pedagogia histórico–crítica, aspectos político-pedagógicos relacionados à criação da Universidade do Distrito Federal – UnDF. O projeto pedagógico dessa instituição referencia-se em concepções pedagógicas como o “aprender a aprender” e o conceito de “metodologias ativas”, tomando métodos como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como fundamento pedagógico. A partir do referencial materialista histórico-dialético, o texto faz uso de análise documental e observação participante no primeiro ano de funcionamento da Instituição. Observa-se que os referenciais adotados pela Universidade apresentam, no ponto de partida, aspectos de precarização da educação pública, desde a concepção da profissão docente até o esvaziamento de currículos nas diversas áreas de formação.
This paper analyzes, from the perspective of historical-critical pedagogy, the political-pedagogical aspects related to the establishment of the University of the Federal District – UnDF. The pedagogical project of this institution is based on educational concepts such as "learning to learn" and the notion of "active methodologies," with Problem-Based Learning (PBL) serving as the pedagogical foundation. Using the historical-dialectical materialist framework, the text employs documentary analysis and participant observation during the institution's first year of operation. It is observed that the pedagogical frameworks adopted by the University reveal, from the outset, aspects of the precarization of public education, ranging from the conception of the teaching profession to the dilution of curricula across various areas.
This paper analyzes, from the perspective of historical-critical pedagogy, the political-pedagogical aspects related to the establishment of the University of the Federal District – UnDF. The pedagogical project of this institution is based on educational concepts such as "learning to learn" and the notion of "active methodologies," with Problem-Based Learning (PBL) serving as the pedagogical foundation. Using the historical-dialectical materialist framework, the text employs documentary analysis and participant observation during the institution's first year of operation. It is observed that the pedagogical frameworks adopted by the University reveal, from the outset, aspects of the precarization of public education, ranging from the conception of the teaching profession to the dilution of curricula across various areas.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia histórico-crítica, Metodologias ativas, Precarização educacional, Universidade pública, Currículo acadêmico, Historical and critical pedagogy, Active methodologies, Educational precariousness, Public university, Academic curriculum
Citação
COSTA, Leonardo Pereira da; SOUZA, Igor Guevara Loyola de. Quando boas intenções se convertem em precarização: armadilhas na criação de uma Universidade. Horizontes, p. e023141. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1841. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1841. Acesso em: 2025-06-24