Esvaziamento do conhecimento objetivo e formação escolar para a empregabilidade: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Seção temática
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023131
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
Este estudo procura, via pesquisa teórico-bibliográfica, problematizar a relação entre esvaziamento do conhecimento objetivo na educação escolar e a formação para a empregabilidade. Parte-se da hipótese de que a formação escolar brasileira vigente está direcionada predominantemente para uma formação em proveito da empregabilidade. O objetivo é explicitar criticamente pressupostos sobre a formação escolar direcionada para a empregabilidade, mais precisamente sobre determinadas estratégias didático-pedagógicas hegemônicas em prol do mercado de trabalho. Por meio do materialismo histórico e dialético e da pedagogia histórico-crítica, confirma-se a hipótese aventada, pois o avanço de interesses privados na educação escolar ocorre por meio de uma relação promíscua entre o público e o privado.

This study seeks, through theoretical-bibliographical research, problematizing the relationship between the emptying of objective knowledge in school education and training for employability. The hypothesis is that current Brazilian school education is predominantly directed towards training for the benefit of employability. The objective is at critically explaining assumptions about school education aimed at employability, more precisely about certain hegemonic didactic-pedagogical strategies in favor of the job market. Through historical and dialectical materialism and historical-critical pedagogy, the hypothesis put forward is confirmed, since the advancement of private interests in school education occurs through a promiscuous relationship between public and private.
Descrição
Palavras-chave
Educação escolar, Conhecimento objetivo, Relação público-privado, Formação neoliberal, Pedagogia histórico-crítica, School education, Objective knowledge, Public-private relationship, Neoliberal reformation, Historical-critical pedagogy
Citação
SILVA, Matheus Bernardo; SANTOS, Alysson Fernandes dos. Esvaziamento do conhecimento objetivo e formação escolar para a empregabilidade: uma análise a partir da pedagogia histórico-crítica. Horizontes, p. e023131. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1823. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1823. Acesso em: 2025-06-24