Pedagogia Histórico-Crítica: contextualização histórica, fundamentos epistemológico e metodológico

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Seção temática
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023146
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
Este artigo objetiva contextualizar a gênese e os fundamentos epistemológico e metodológico da Pedagogia Histórico-Crítica como contribuição ao debate sobre a possibilidade de uma educação contra-hegemônica. Para tanto, apoia-se em autores de perspectiva crítico-dialética que têm produzido estudos sobre essa pedagogia. Apresentam-se três seções, além de introdução e das considerações finais. A primeira trata das pedagogias não críticas e das teorias crítico-reprodutivistas como contextualização do surgimento da Pedagogia Histórico-Crítica; a segunda, de seu fundamento epistemológico; e a terceira, dos aspectos teórico-metodológicos da didática histórico-crítica. Como conclusão, afirma-se que essa pedagogia pode propiciar uma formação transformadora tanto do indivíduo quanto da sociedade.

This article aims to contextualize the genesis and epistemological and methodological foundations of Historical-Critical Pedagogy as a contribution to the debate on the possibility of a counter-hegemonic education. To this end, it relies on authors from a critical-dialectic perspective who have produced studies on this pedagogy. Three sections are presented, in addition to the introduction and final considerations. The first deals with non-critical pedagogies and critical-reproductivist theories as a contextualization of the emergence of Historical-Critical Pedagogy; the second, its epistemological foundation; and the third, the theoretical-methodological aspects of historical-critical didactics. In conclusion, it is stated that this pedagogy can provide transformative training for both the individual and society.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia histórico-crítica, Materialismo histórico-dialético, Didática histórico-crítica, Historical-critical pedagogy, Historical dialectical materialism, Historical-critical didactics
Citação
SILVA, Leon de Assis; QUEIROZ, Vanderleida Rosa de Freitas e. Pedagogia Histórico-Crítica: contextualização histórica, fundamentos epistemológico e metodológico. Horizontes, p. e023146. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1819. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1819. Acesso em: 2025-06-24