A educação a distância no Novo Ensino Médio: a mercantilização da educação da juventude pobre
Carregando...
Tipo
Seção temática
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023144
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo verificar a implementação da Educação a Distância no currículo do “Novo Ensino Médio” dos estados brasileiros. A pesquisa apoiou-se em fontes documentais e bibliográficas para analisar o processo de regulamentação e implementação das propostas aos moldes da Educação a Distância nessa etapa da educação básica. Conclui-se que a contrarreforma do Ensino Médio, ao fomentar a liberação da Educação a Distância apoiada no incremento das tecnologias digitais como ferramenta de democratização do acesso à educação, converteu o princípio do direito à educação a favor da intensificação da circulação do capital e do empresariamento da educação básica pública.
This work aims to verify the implementation of Distance Education in the curriculum of the "New High School" in Brazilian states. The research relied on documentary and bibliographic sources to analyze the process of regulation and implementation of proposals in the style of Distance Education at this stage of Basic Education. It is concluded that the counter-reform of High School converted the principle of the "right to education" in favor of intensifying the circulation of capital and the entrepreneurialization of Public Basic Education by promoting the allowance of Distance Education supported by the increase in digital technologies as a tool for democratizing access to education.
This work aims to verify the implementation of Distance Education in the curriculum of the "New High School" in Brazilian states. The research relied on documentary and bibliographic sources to analyze the process of regulation and implementation of proposals in the style of Distance Education at this stage of Basic Education. It is concluded that the counter-reform of High School converted the principle of the "right to education" in favor of intensifying the circulation of capital and the entrepreneurialization of Public Basic Education by promoting the allowance of Distance Education supported by the increase in digital technologies as a tool for democratizing access to education.
Descrição
Palavras-chave
Educação a distância, Novo ensino médio, Circulação do capital, Educação básica pública, Distance education, New high school, Circulation of capital, Public basic education
Citação
FERRAZZO, Gedeli; JACOMELI, Mara Regina Martins. A educação a distância no Novo Ensino Médio: a mercantilização da educação da juventude pobre. Horizontes, p. e023144. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1800. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1800. Acesso em: 2025-06-24