O Programa Inova Educação paulista e a nova base comum curricular: entidades empresariais e neoliberalismo nas escolas (2017 a 2022)
Carregando...
Tipo
Seção temática
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023118
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
O artigo analisa as reformas curriculares que impactam a educação paulista entre os anos de 2017 e 2022, reflexo da nova Base Nacional Comum Curricular e da intervenção direta de entidades empresariais nacionais e internacionais. A análise histórica será fundamentada no materialismo histórico e dialético e serão analisadas duas fontes primárias, a Base Nacional Comum Curricular de 2017 e o Programa Inova Educação paulista de 2019. O estudo constatou que as escolas estão hegemonizadas pelas forças neoliberais e suas pedagogias do aprender a aprender e competir e empreender. Diagnosticou-se uma barbárie educacional e evoca-se a Pedagogia Histórico-Crítica como alternativa libertadora para a escola dos filhos dos trabalhadores.
The article analyzes the curricular reforms that impact education in the state of São Paulo between the years 2017 and 2022, as a result of the new National Common Curricular Base (BNCC) and the direct intervention of national and international business entities. The historical analysis will be based on historical and dialectical materialism, and we will analyze 2 primary sources, the BNCC in 2017 and the “Inova Educação São Paulo” Program in 2019. The study found that schools are hegemonized by neoliberal forces and their pedagogies of “learning to learn” and “competing and enterprise”. We diagnosed barbarity in education and evoked historical-critical pedagogy as a liberating alternative for schools for workers’ children.
The article analyzes the curricular reforms that impact education in the state of São Paulo between the years 2017 and 2022, as a result of the new National Common Curricular Base (BNCC) and the direct intervention of national and international business entities. The historical analysis will be based on historical and dialectical materialism, and we will analyze 2 primary sources, the BNCC in 2017 and the “Inova Educação São Paulo” Program in 2019. The study found that schools are hegemonized by neoliberal forces and their pedagogies of “learning to learn” and “competing and enterprise”. We diagnosed barbarity in education and evoked historical-critical pedagogy as a liberating alternative for schools for workers’ children.
Descrição
Palavras-chave
História da educação, Reformas curriculares, Neoliberalismo escolar, Currículo paulista, Pedagogia histórico-crítica, History of education, Curricular reforms, School neoliberalism, Paulista curriculum, Critical historical pedagogy
Citação
MOLINA, Rodrigo Sarruge; PERES, Silvia Miguel de Paula. O Programa Inova Educação paulista e a nova base comum curricular: entidades empresariais e neoliberalismo nas escolas (2017 a 2022). Horizontes, p. e023118. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1807. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1807. Acesso em: 2025-06-24