A reforma empresarial da educação, os currículos escolares e o ensino de Ciências Humanas: apontamentos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Carregando...
Tipo
Seção temática
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023147
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
Objetiva-se criticar as pedagogias hegemônicas e realizar a defesa dos fundamentos teórico-práticos da Pedagogia Histórico-Crítica para o ensino das Ciências Humanas. Parte-se do pressuposto de que na luta política, como disputa por hegemonia, as classes sociais almejam o controle dos meios de produção material, de todo o complexo cultural; e discutem-se as pedagogias corporativas e sua influência na educação brasileira. Apresentam-se os fundamentos pedagógico-críticos que norteiam os currículos escolares e contribuem para a inserção crítica das novas gerações na vida pública. Por meio de análise bibliográfica e documental, almeja-se subsidiar a formação de professores e estudantes interessados no estudo da Pedagogia Histórico-Crítica, a fim de elaborar currículos e propostas político-pedagógicas contra-hegemônicas.
The study aims to criticize hegemonic pedagogies and defend the theoretical and practical foundations of Historical-Critical Pedagogy for teaching Human Sciences. The premise is that in political struggles, as a dispute for hegemony, social classes seek control of the means of material production and of the entire cultural complex. Corporate pedagogies and their influence on Brazilian education are discussed. The pedagogical-critical foundations that guide school curricula and contribute to the critical insertion of new generations in public life are presented. Through bibliographic and documentary analysis, the aim is to support the education of teachers and students interested in the study of Historical-Critical Pedagogy, in order to develop counter-hegemonic curricula and political-pedagogical proposals.
The study aims to criticize hegemonic pedagogies and defend the theoretical and practical foundations of Historical-Critical Pedagogy for teaching Human Sciences. The premise is that in political struggles, as a dispute for hegemony, social classes seek control of the means of material production and of the entire cultural complex. Corporate pedagogies and their influence on Brazilian education are discussed. The pedagogical-critical foundations that guide school curricula and contribute to the critical insertion of new generations in public life are presented. Through bibliographic and documentary analysis, the aim is to support the education of teachers and students interested in the study of Historical-Critical Pedagogy, in order to develop counter-hegemonic curricula and political-pedagogical proposals.
Descrição
Palavras-chave
Pedagogia histórico-crítica, Pedagogias corporativas, Ciências humanas e sociais, Historical-critical pedagogy, Corporate pedagogies, Humanities and social sciences
Citação
LIMA, Marcos Roberto; LOMBARDI, José Claudinei. A reforma empresarial da educação, os currículos escolares e o ensino de Ciências Humanas: apontamentos a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Horizontes, p. e023147. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1824. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1824. Acesso em: 2025-06-24