Novos problemas e temas em filosofia da educação à luz da teoria crítica da sociedade
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Tipo
Conferência
Classficação
Nível teórico
Data
2008
Autores
Título do Períodico
Revista Educação e Cultura Contemporânea
ISSN
2238-1279
Página(s)/e-location
139-152
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
5
9
jan./abr.
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Resumo
I will approach the theme from my investigations in the Study and Research Group Critical Theory and Education, because, even belonging to the ANPEd Philosophy of Education GT, since its creation, I would not have enough time to survey, systematize and analyze new problems and themes suggested in Philosophy of Education in the last 10 years in Brazil. Therefore, I am writing from within the Study and Research Group of Critical Theory and Education, which began in August 1991 at UFSCar and currently brings together researchers in Philosophy of Education from UNIMEP, UNESP-Araraquara and has an organic link with researchers from UFSC, UEM, PUC-Minas, UNESP-Marília and UNESP- Presidente Prudente. I am going to raise just a few themes, in Philosophy of Education, which, if they are not new because of their titles, perhaps because of the framework and methodology with which they are approached.
Abordaré el tema desde mis investigaciones en el Grupo de Estudio e Investigación de Teoría Crítica y Educación, pues, aun perteneciendo a la ANPEd Filosofía de la Educación GT, desde su creación, no tendría tiempo suficiente para relevar, sistematizar y analizar nuevos problemas y temas sugeridos en Filosofía de la Educación en los últimos 10 años en Brasil. Por ello, escribo desde dentro del Grupo de Estudio e Investigación de Teoría Crítica y Educación, que se inició en agosto de 1991 en la UFSCar y actualmente reúne a investigadores en Filosofía de la Educación de la UNIMEP, UNESP-Araraquara y tiene un vínculo orgánico con investigadores de la UFSC, UEM, PUC-Minas, UNESP-Marília y UNESP- Presidente Prudente. Voy a plantear solo algunos temas, en Filosofía de la Educación, que, si no son nuevos por sus títulos, quizás por el marco y la metodología con que se abordan.
Vou abordar a temática a partir de minhas investigações no Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica e Educação, pois, mesmo pertencendo ao GT Filosofia da Educação ANPEd, desde sua criação, não teria tempo suficiente para fazer levantamento, sistematização e análise de novos problemas e temas sugeridos em Filosofia da Educação nos últimos 10 anos no Brasil. Escrevo, pois, do interior do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica e Educação, que teve início em Agosto de 1991, ma UFSCAr e, atualmente, congrega pesquisadores em Filosofia da Educação da UNIMEP, da UNESP-Araraquara e tem ainda vinculação orgânica com pesquisadores da UFSC, da UEM, da PUC-Minas, da UNESP-Marília e da UNESP- Presidente Prudente. Vou levanter apenas alguns temas, em Filosofia da Educação, que, se não são novos pelos seus títulos, talvez o sejam pelo referencial e pela metodologia com que são abordados.
Abordaré el tema desde mis investigaciones en el Grupo de Estudio e Investigación de Teoría Crítica y Educación, pues, aun perteneciendo a la ANPEd Filosofía de la Educación GT, desde su creación, no tendría tiempo suficiente para relevar, sistematizar y analizar nuevos problemas y temas sugeridos en Filosofía de la Educación en los últimos 10 años en Brasil. Por ello, escribo desde dentro del Grupo de Estudio e Investigación de Teoría Crítica y Educación, que se inició en agosto de 1991 en la UFSCar y actualmente reúne a investigadores en Filosofía de la Educación de la UNIMEP, UNESP-Araraquara y tiene un vínculo orgánico con investigadores de la UFSC, UEM, PUC-Minas, UNESP-Marília y UNESP- Presidente Prudente. Voy a plantear solo algunos temas, en Filosofía de la Educación, que, si no son nuevos por sus títulos, quizás por el marco y la metodología con que se abordan.
Vou abordar a temática a partir de minhas investigações no Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica e Educação, pois, mesmo pertencendo ao GT Filosofia da Educação ANPEd, desde sua criação, não teria tempo suficiente para fazer levantamento, sistematização e análise de novos problemas e temas sugeridos em Filosofia da Educação nos últimos 10 anos no Brasil. Escrevo, pois, do interior do Grupo de Estudos e Pesquisa Teoria Crítica e Educação, que teve início em Agosto de 1991, ma UFSCAr e, atualmente, congrega pesquisadores em Filosofia da Educação da UNIMEP, da UNESP-Araraquara e tem ainda vinculação orgânica com pesquisadores da UFSC, da UEM, da PUC-Minas, da UNESP-Marília e da UNESP- Presidente Prudente. Vou levanter apenas alguns temas, em Filosofia da Educação, que, se não são novos pelos seus títulos, talvez o sejam pelo referencial e pela metodologia com que são abordados.
Descrição
Palavras-chave
Philosophy, Education, Theory, Criticism, Society, Filosofía, Educación, Teoría, Crítica, Sociedad, Filosofia, Educação, Teoria, Crítica, Sociedade
Citação
PUCCI, Bruno. Novos problemas e temas em filosofia da educação à luz da teoria crítica da sociedade. Revista Educação e Cultura Contemporânea , Rio de Janeiro, v.5, n. 9, p. 139-152, jan./abr. 2008. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/issue/view/331/showToc. Acesso: 2021-06-25