Decisões didáticas de uma professora no planejamento do uso do jogo Real Code Breaker em aulas sobre Análise Combinatória

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023120
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
Tomou-se por objetivo analisar as decisões didáticas de uma professora no planejamento do uso do jogo Real Code Breaker em aulas sobre Análise Combinatória. Para tanto utilizou-se o Modelo de Fatores Decisionais, que se ancora na Teoria das Situações Didáticas e na Teoria Antropológica do Didático. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com a participação de uma professora do Ensino Médio de uma escola pública de Feira Nova, PE. Como resultado, destaca-se a influência de fatores externos nas decisões didáticas, devido a mudanças no Ensino Médio; fatores epistêmicos relacionados a conteúdos de Análise Combinatória possíveis de serem explorados com o jogo; e fatores da história didática referentes às dificuldades dos estudantes em Análise Combinatória.

The main objective was to analyze the didactic decisions of a teacher in planning the use of the Real Code Breaker game in lessons on Combinatorial Analysis. For this, the Decisional Factors Model was used, which is grounded in the Theory of Didactic Situations and the Anthropological Theory of Didactics. This is a qualitative research, more specifically a case study, that involved the participation of a high school teacher from a public school, located in Feira Nova - Pernambuco. As results, we highlight the influence on didactic decisions of: external factors, due to changes that occurred in high school; epistemic factors related to Combinatorial Analysis content that can be explored with the game and factors of didactic history, referring to students’ difficulties in Combinatorial Analysis.
Descrição
Palavras-chave
Decisões didáticas, Análise combinatória, Jogo Real Code Breaker, Didactic decisions, Combinatorial analysis, Real Code Breaker Game
Citação
ALMEIDA, Magda Beatriz de Lima; ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo. Decisões didáticas de uma professora no planejamento do uso do jogo Real Code Breaker em aulas sobre Análise Combinatória. Horizontes, p. e023120. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1868. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1868. Acesso em: 2025-06-24