A experiência como possibilidade para a ecologia da ação na perspectiva de(s)colonizadora

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023109
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
O artigo analisa a concepção de experiência como modo de vida e sua relevância para a “ecologia de saberes”, contrapondo paradigmas hegemônicos e coloniais. Destaca o pragmatismo epistêmico de John Dewey, defendendo sua contribuição para a inteligibilidade da experiência dos oprimidos. Questiona se Dewey promove a de(s)colonização do saber. Ao utilizar uma abordagem qualitativa na Filosofia de Educação e dialogar com Grazziontin, Klaus e Pereira (2022), conclui que a teoria de Dewey incentiva a ação descolonizadora, emergindo da reflexão crítica e prática transformadora. Assim, sua concepção de experiência é fundamental para uma ecologia de saberes e fazeres, de modo que fortalece a de(s)colonialidade como modo de vida.

The article analyzes the concept of experience as a way of life and its relevance to the "ecology of knowledges", contrasting hegemonic and colonial paradigms. It highlights John Dewey's epistemic pragmatism, defending its contribution to the intelligibility of the experience of the oppressed. It questions whether Dewey promotes the decolonization of knowledge. Using a qualitative approach in the Philosophy of Education and dialoguing with Grazziontin, Klaus and Pereira (2022), it concludes that Dewey's theory encourages decolonizing action, emerging from critical reflection and transformative practice. Thus, his conception of experience is fundamental for an ecology of knowledge and practices, strengthening decoloniality as a way of life.
Descrição
Palavras-chave
Pragmatismo, John Dewey, Ecologia de Saberes, Estudos de(s)coloniais, Experiência, Pragmatism, John Dewey, Ecology of Knowledge, Colonial(s) studies, Experience
Citação
DJU, Antonio Oliveira; MURARO, Darcísio Natal. A experiência como possibilidade para a ecologia da ação na perspectiva de(s)colonizadora. Horizontes, p. e023109. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1793. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1793. Acesso em: 2025-06-24