Representações sociais de ciência por professores de ciências da natureza de um colégio da rede federal de ensino: reflexões sobre a formação docente e a prática profissional na educação básica
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023150
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
42
1
42
1
Fonte
Coleções
Resumo
Esta pesquisa teve o objetivo de investigar as representações sociais de Ciência elaboradas por professores de Ciências da Natureza, do Ensino Médio, em uma Instituição da rede federal de ensino brasileira. O referencial teórico baseia-se na Teoria das Representações Sociais e como ela contribui para o entendimento da educação em ciências e para a formação docente na área de Ciências Naturais. Para a coleta dos dados utilizaram-se a versão simplificada do teste de alfabetização científica básica, com 45 questões fechadas; e as entrevistas individuais semiestruturadas, aplicadas a 31 sujeitos, numa amostragem por adesão. O material recebeu tratamento estatístico com o software IraMuTeQ e a interpretação se deu por análise de conteúdo. De acordo com os professores, a Ciência é praticada por meio de experimentos, com resultados previamente conhecidos. Foi ressaltada a necessidade de ultrapassar essa visão, por meio de projetos interdisciplinares investigativos, como forma de desenvolver a alfabetização científica.
This research aimed to investigate the social representations of Science developed by high school Natural Science teachers at a Brazilian federal education institution. The theoretical framework is based on the Theory of Social Representations and how it contributes to the understanding of science education and teacher training in Natural Sciences. The simplified version of the basic scientific literacy test, with 45 closed questions, and individual semi-structured interviews were used to collect data, administered to 31 subjects, in a sample by adherence. The material was statistically treated with the IraMuTeQ software and the interpretation was done by content analysis. According to the teachers, Science is practiced through experiments, with previously known results. The need to go beyond this view, through interdisciplinary investigative projects, was highlighted to develop scientific literacy.
This research aimed to investigate the social representations of Science developed by high school Natural Science teachers at a Brazilian federal education institution. The theoretical framework is based on the Theory of Social Representations and how it contributes to the understanding of science education and teacher training in Natural Sciences. The simplified version of the basic scientific literacy test, with 45 closed questions, and individual semi-structured interviews were used to collect data, administered to 31 subjects, in a sample by adherence. The material was statistically treated with the IraMuTeQ software and the interpretation was done by content analysis. According to the teachers, Science is practiced through experiments, with previously known results. The need to go beyond this view, through interdisciplinary investigative projects, was highlighted to develop scientific literacy.
Descrição
Palavras-chave
Representações sociais, Ciência, Ciências da natureza, Ensino médio, Professores, Social representations, Science, Natural science, High school, Teachers
Citação
SORDILLO, Claudia Maria de Oliveira; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Representações sociais de ciência por professores de ciências da natureza de um colégio da rede federal de ensino: reflexões sobre a formação docente e a prática profissional na educação básica. Horizontes, p. e023150. 2024. https://doi.org/10.24933/horizontes.v42i1.1852. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1852. Acesso em: 2025-06-24