Um diálogo entre etica e educação ambiental no ensino superior: uma revisão de literatura
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2006
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação e Cultura Contemporânea
ISSN
2238-1279
Página(s)/e-location
123-137
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Rio de Janeiro
3
6
jul./dez.
3
6
jul./dez.
Resumo
For some authors, the discussion about concepts such as environmental ethics or ecological ethics should be one of the paths to think the basis of the environmental educators' formation in all levels. It is constantly declared that the great environmental education challenge is encountered in an ethical level. Consulting the literature about this theme it is perceived that many of the concepts related to environmental education are confused, not clear, loosing sometimes their meaning, making their understanding difficult. Therefore, this article aims to participate in the dialogue about the concepts involved in the relationship between ethics and environmental education, specially in the higher education level.
Algunos autores señalan que la discusión sobre los conceptos de ética ambiental o ética ecológica es una de las formas de pensar las bases de la formación de educadores ambientales en todos los niveles. Constantemente se afirma que el gran desafío de la Educación Ambiental es a nivel ético. Consultando la literatura sobre este tema, es evidente que muchos de los conceptos relacionados con la Educación Ambiental se encuentran confusos, poco aclarados, perdiendo en ocasiones su significado, dificultando así su comprensión. En este sentido, este artículo busca participar en el diálogo sobre los conceptos que involucran la relación entre Ética y Educación Ambiental, especialmente a nivel de educación superior.
Alguns autores apontam que a discussão acerca dos conceitos de etica ambiental ou etica ecologica seja uma das vias para que se pense nas bases da formação do educador ambiental em todos os níveis. É constantemente declarado que o grande desafio da Educação Ambiental encontra-se em um nível ético. Consultando a literatura sobre essa temática, percebe-se que muitos dos conceitos relativos à Educação Ambiental encontram-se confusos, mal esclarecidos, perdendo por vezes o seu sentido, dificultando assim a sua compreensão. Neste sentido, este artigo busca participar do diálogo sobre os conceitos que envolvem a relação entre Ética e Educação Ambiental, em especial no nível do ensino superior.
Algunos autores señalan que la discusión sobre los conceptos de ética ambiental o ética ecológica es una de las formas de pensar las bases de la formación de educadores ambientales en todos los niveles. Constantemente se afirma que el gran desafío de la Educación Ambiental es a nivel ético. Consultando la literatura sobre este tema, es evidente que muchos de los conceptos relacionados con la Educación Ambiental se encuentran confusos, poco aclarados, perdiendo en ocasiones su significado, dificultando así su comprensión. En este sentido, este artículo busca participar en el diálogo sobre los conceptos que involucran la relación entre Ética y Educación Ambiental, especialmente a nivel de educación superior.
Alguns autores apontam que a discussão acerca dos conceitos de etica ambiental ou etica ecologica seja uma das vias para que se pense nas bases da formação do educador ambiental em todos os níveis. É constantemente declarado que o grande desafio da Educação Ambiental encontra-se em um nível ético. Consultando a literatura sobre essa temática, percebe-se que muitos dos conceitos relativos à Educação Ambiental encontram-se confusos, mal esclarecidos, perdendo por vezes o seu sentido, dificultando assim a sua compreensão. Neste sentido, este artigo busca participar do diálogo sobre os conceitos que envolvem a relação entre Ética e Educação Ambiental, em especial no nível do ensino superior.
Descrição
Palavras-chave
Environmental ethics, Moral, Values, University, Ética ambiental, Moral, Valores, Universidad, Ética ambiental, Moral, Valores, Universidade
Citação
LEANDRO, Luiz A. de L.; COSTA, Renata de Sa Osborne da. Um diálogo entre etica e educação ambiental no ensino superior: uma revisão de literatura. Revista Educação e Cultura Contemporânea , Rio de Janeiro, v.3, n. 6, p. 123-137, jul./dez. 2006. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/5935. Acesso: 2021-06-25