Formação e valorização de funcionários/as da educação básica pública: como enfrentar desafios já conhecidos, porém não superados?

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
1109-1129
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
39
set./dez.
Fonte
Resumo
Este artigo trata da formação e da valorização de funcionários/as da educação básica pública sob o olhar das políticas educacionais, problematizando a questão: como enfrentar desafios já conhecidos, porém não superados? Buscou-se discutir sobre a formação e a valorização docente, a partir da análise das metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação – PNE, em três seções temáticas que abordam as políticas educacionais a partir de 1990 e os desafios da formação e da valorização docente; as metas do PNE (2014-2024); e o enfrentamento de desafios não superados. O artigo sinaliza três situações que podem e merecem ser observadas pelos/as profissionais da educação e a sociedade brasileira.

Este artículo trata sobre la formación y valorización de los/as empleados/as de la Educación Básica pública desde la perspec-tiva de las políticas educativas, problematizando la pregunta: ¿Cómo hacer frente a retos que ya se conocen, pero no se superan? Buscamos discutir la formación y la valoración docente, a partir del análisis de las metas 15, 16, 17 y 18 del Plan Nacional de Educación – PNE, en tres apartados temáticos que abordan las políticas educativas desde 1990 y los desafíos de la formación y la valoración docente; las metas del PNE (2014-2024); y enfrentar retos no resueltos. El artículo destaca tres situaciones que pueden y merecen ser observadas por los profesionales de la educación y la sociedad brasileña.

This article deals with the training and appreciation of public basic education employees from the perspective of educational policies and it problematizes the following issue: how to face challenges that are already known but not overcome? This paper discusses teacher training and appreciation based on the analysis of goals 15, 16, 17 and 18 of the National Education Plan – PNE – in three thematic sections that address educational policies from 1990 onwards and the challenges of teacher training and appreciation; the PNE goals (2014-2024); and the facing of challenges that are not overcome. The article highlights three situations that can and must be observed by education professionals and the Brazilian society
Descrição
Palavras-chave
Educação, Políticas educacionais, Formação docente, Educación, Políticas educativas, Formación docente, Education, Educational policies, Teacher training
Citação
SANTOS, Claudecir dos; CASAGRANDE, Jéssica Luana. Formação e valorização de funcionários/as da educação básica pública: como enfrentar desafios já conhecidos, porém não superados?. Retratos da Escola, p. 1109-1129. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1780. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1780. Acesso em: 2025-03-06