O direito a olhar a partir da ousadia das crianças: compartilhando uma experiência de “fazersentirpensar”
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
961-983
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
39
set./dez.
17
39
set./dez.
Fonte
Coleções
Resumo
Este texto se inicia com algumas de nossas concepções sobre educação escolarizada; em seguida, apresentamos os fundamentos teóricos que sustentaram as ações desenvolvidas em nosso projeto numa escola pública de ensino fundamental do primeiro segmento; por fim, apresentamos um relato não linear dos acontecimentos, tal como experenciados ao longo do projeto. Nossas orientações teórico-metodológicas se apoiam nos princípios da Cartografia e seu compromisso com as subjetividades na produção de conhecimentos em Ciências Humanas e Sociais, assumindo a impossibilidade de respostas/verdades e a necessidade de problematizações sobre os fenômenos estudados. Buscamos acompanhar os processos a partir da pesquisa-intervenção, engendrando pesquisadores/as e pesquisados/as em uma relação dialógica com novos sentidos e ações. Nossa intenção é compartilhar uma experiência singular que possa ser formativa para outros/as professores/as, no sentido de ‘dar a pensar’.
Este texto inicia con algunas de nuestras concepciones sobre la educación escolar; luego, presentamos los fundamentos teó-ricos que sustentaron las acciones desarrolladas en nuestro proyecto en una escuela primaria pública en el primer segmento; Finalmente, presentamos un relato no lineal de los eventos, tal como se experimentó a lo largo del proyecto. Nuestros lineamientos teórico-metodológicos se basan en los principios de la Cartografía y su compromiso con las subjetividades en la producción de conocimiento en las Ciencias Huma-nas y Sociales, asumiendo la imposibilidad de respuestas/verdades y la necesidad de problematizaciones sobre los fenómenos estudiados. Buscamos acompañar los procesos basados en la investigación de intervención, engendrando investigadores/as e investigados/as en una relación dialógica con nuevos sentidos y acciones. Nuestra intención es compartir una experiencia única que pueda ser formativa para otros profesores, en el sentido de “hacer pensar.”
This text begins with some of our conceptions about school education. Then, we present the theoretical framework that supported the actions developed in our project in the early years of a public elementary school. Finally, we present a non-linear account of the events as they were experienced throughout the project. Our theoretical-methodological guidelines are based on the principles of Cartography and its commitment to subjectivities in the production of knowledge in Human and Social Sciences, assuming the impossibility of answers/truths and the need for problematizations about the studied phenomena. We aim to follow the processes based on intervention research, engendering researchers and researched people in a dialogi-cal relationship with new meanings and actions. Our intention is to share a unique experience that can be formative for other teachers in the sense of ‘food for thought’.
Este texto inicia con algunas de nuestras concepciones sobre la educación escolar; luego, presentamos los fundamentos teó-ricos que sustentaron las acciones desarrolladas en nuestro proyecto en una escuela primaria pública en el primer segmento; Finalmente, presentamos un relato no lineal de los eventos, tal como se experimentó a lo largo del proyecto. Nuestros lineamientos teórico-metodológicos se basan en los principios de la Cartografía y su compromiso con las subjetividades en la producción de conocimiento en las Ciencias Huma-nas y Sociales, asumiendo la imposibilidad de respuestas/verdades y la necesidad de problematizaciones sobre los fenómenos estudiados. Buscamos acompañar los procesos basados en la investigación de intervención, engendrando investigadores/as e investigados/as en una relación dialógica con nuevos sentidos y acciones. Nuestra intención es compartir una experiencia única que pueda ser formativa para otros profesores, en el sentido de “hacer pensar.”
This text begins with some of our conceptions about school education. Then, we present the theoretical framework that supported the actions developed in our project in the early years of a public elementary school. Finally, we present a non-linear account of the events as they were experienced throughout the project. Our theoretical-methodological guidelines are based on the principles of Cartography and its commitment to subjectivities in the production of knowledge in Human and Social Sciences, assuming the impossibility of answers/truths and the need for problematizations about the studied phenomena. We aim to follow the processes based on intervention research, engendering researchers and researched people in a dialogi-cal relationship with new meanings and actions. Our intention is to share a unique experience that can be formative for other teachers in the sense of ‘food for thought’.
Descrição
Palavras-chave
Educação menor, Educação do olhar, Experiências estéticas, Pedagogia dos múltiplos letramentos, Educación menor, Educación de la mirada, Experiencias estéticas, Pedagogía de las alfabetizaciones múltiples, Minor education, Education of the gaze, Aesthetic experiences, Pedagogy of multiliteracies
Citação
SILVA, Dagmar de Mello e; SILVA, Leiliane Domingues da; CHAVES, Tatiana Gonçalves. O direito a olhar a partir da ousadia das crianças: compartilhando uma experiência de “fazersentirpensar”. Retratos da Escola, p. 961-983. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1860. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1860. Acesso em: 2025-03-06