Estética, política e currículo com Jean-François Lyotard
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
775-794
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
39
set./dez.
17
39
set./dez.
Fonte
Coleções
Resumo
Inspirados pelo pensamento de Jean-François Lyotard, tratado como um caso exemplar da condição pós-moderna, defendemos neste artigo que a opção do autor pela defesa das singularidades e da diferença não significa abandono da política. Diferentemente, por meio da noção de sublime, central na peregrinação, sem início ou fim, na tentativa de uma aproximação do inapresentável e na intensificação do agora, é possível reativar a política sem fundamentos, nos termos do filósofo. A política curricular, assim, pode ser pensada como um processo de estetização. Para defender tal argumentação iniciamos desenvolvendo o pensamento de Lyotard e defendendo seu foco no político, para então discutirmos as possibilidades de estetização do currículo, com base em diferentes trabalhos que abordam possibilidades para a estetização. Concluímos apontando possibilidades para a estetização das políticas de currículo.
Inspirándonos en el pensamiento de Jean-François Lyo-tard, tratado como un caso ejemplar de la condición posmoderna, sostenemos en este artículo que la elección del autor de defender las singularidades y las diferencias no significa abandono de la política. De otra manera, a través de la noción de lo sublime, central en la peregrina-ción, sin principio ni fin, en el intento de acercarse a lo impresentable e intensificar el ahora, es posible reactivar la política sin fundamento, en términos del filósofo. Por lo tanto, la política curricular puede conside-rarse como un proceso de estetización. Para defender este argumento, comenzamos desarrollando el pensamiento de Lyotard y defendiendo su enfoque en lo político, para luego discutir las posibilidades de embe-llecimiento del currículo, a partir de diferentes trabajos que abordan posibilidades de estetización. Concluimos señalando posibilidades para la estetización de las políticas curriculares.
Inspired by the thought of Jean-François Lyotard, seen as an exemplary case of the postmodern condition, we argue that the author’s choice to defend singularities and difference does not mean the abandonment of politics. Differently, through the notion of the sublime, central to the pilgrimage, without beginning or end, in the attempt to approach the unpresentable and intensify the present, it is possible to reactivate baseless politics, in the philosopher’s terms. Therefore, curricular policy can be thought of as a process of aestheti-cization. To support this argument, we begin by developing Lyotard’s thought and defending his focus on the political aspect. We then discuss the possibilities of aestheticizing the curriculum based on different papers and research that address possibilities for this purpose. Finally, we suggest possibilities for the aestheticization of curricular policies.
Inspirándonos en el pensamiento de Jean-François Lyo-tard, tratado como un caso ejemplar de la condición posmoderna, sostenemos en este artículo que la elección del autor de defender las singularidades y las diferencias no significa abandono de la política. De otra manera, a través de la noción de lo sublime, central en la peregrina-ción, sin principio ni fin, en el intento de acercarse a lo impresentable e intensificar el ahora, es posible reactivar la política sin fundamento, en términos del filósofo. Por lo tanto, la política curricular puede conside-rarse como un proceso de estetización. Para defender este argumento, comenzamos desarrollando el pensamiento de Lyotard y defendiendo su enfoque en lo político, para luego discutir las posibilidades de embe-llecimiento del currículo, a partir de diferentes trabajos que abordan posibilidades de estetización. Concluimos señalando posibilidades para la estetización de las políticas curriculares.
Inspired by the thought of Jean-François Lyotard, seen as an exemplary case of the postmodern condition, we argue that the author’s choice to defend singularities and difference does not mean the abandonment of politics. Differently, through the notion of the sublime, central to the pilgrimage, without beginning or end, in the attempt to approach the unpresentable and intensify the present, it is possible to reactivate baseless politics, in the philosopher’s terms. Therefore, curricular policy can be thought of as a process of aestheti-cization. To support this argument, we begin by developing Lyotard’s thought and defending his focus on the political aspect. We then discuss the possibilities of aestheticizing the curriculum based on different papers and research that address possibilities for this purpose. Finally, we suggest possibilities for the aestheticization of curricular policies.
Descrição
Palavras-chave
Entusiasmo, Estética, Política de currículo, Sublime, Entusiasmo, Estética, Política curricular, Sublime, Enthusiasm, Aesthetics, Curricular policy, Sublime
Citação
OLIVEIRA, Anderson Ignacio; LOPES, Alice Casimiro. Estética, política e currículo com Jean-François Lyotard. Retratos da Escola, p. 775-794. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i39.1852. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1852. Acesso em: 2025-03-06