Luz, câmera e ação: expressões artísticas como instrumento transformador, uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Relato
Classficação
Nível técnico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
679-697
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
38
mai./ago.
Fonte
Resumo
O presente relato narra as experiências intrínsecas do projeto de ensino Ser ou não ser, eis a questão: o teatro chegou ao Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Itajaí, como uma ação de permanência e êxito. O projeto teve como público-alvo estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Itajaí e surgiu de uma reflexão sobre a necessidade de ações pedagógicas que favorecessem a compreensão da realidade social dos/das estudantes, auxiliando no processo de pertencimento ao espaço escolar. As ações foram orientadas à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, resultando em uma peça teatral pautada em Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. Os resultados indicam a relevância de ações pedagógicas transformadoras que favoreçam o protagonismo discente, o sentimento de pertencimento à instituição educacional e o fomento de um trabalho pedagógico multiprofissional e interdisciplinar.

Este informe narra las experiencias intrínsecas del proyecto docente Ser o no ser, esa es la cuestión: el teatro llegó al Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC), campus de Itajaí, como acción para la permanencia y el éxito. El público blanco del proyecto eran estudiantes de cursos técnicos integrados a la enseñanza secundaria en el campus de Itajaí y surgió de una reflexión sobre la necesidad de acciones pedagógicas que favorecieran la comprensión de la realidad social de los/las estudiantes, ayudando en el proceso de pertenencia al espacio escolar. Las acciones se orientaron a la luz de la pedagogía histórico-crítica, resultando una obra teatral basada en Quarto de despejo: diário de uma favelada [Cuarto de desechos: diario de una favelada] de Carolina Maria de Jesus. Los resul-tados indican la relevancia de acciones pedagógicas transformadoras que favorezcan el protagonismo de los/las estudiantes, el sentimiento de pertenencia a la institución educativa y la promoción de un trabajo pedagógico multidisciplinario e interdisciplinario

This report presents the intrinsic experiences of the teach-ing project called To be or not to be, that is the question: theater has come to the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), Itajaí campus, as an action of permanence and success. The project’s target audience was students from technical courses integrated into high school at the campus in Itajaí and started from a reflection on the need for pedagogical actions that favored the understanding of the students’ social reality, help-ing in the process of belonging to the school space. The actions were oriented in the light of Historical-Critical Pedagogy, resulting in a play based on the book Quarto de despejo: diário de uma favelada [Child of the Dark: The Diary of Carolina Maria de Jesus] by Carolina Maria de Jesus. The results indicate the relevance of transformative pedagogical actions that favor student protagonism, the sense of belonging to the school and the promotion of a multidisciplinary and interdisciplinary pedagogical work
Descrição
Palavras-chave
Ações pedagógicas, Ensino, Pedagogia histórica-crítica, Quarto de despejo, Acciones pedagógicas, Docencia, Pedagogía histórico-crítica, Cuarto de desechos, Pedagogical actions, Teaching, historical-critical Pedagogy, Child of the dark.
Citação
SOUZA, Rose Fernandes de; VANZUITA , Alexandre; REBELATTO, Durlei Maria Bernardon; VALADÃO, Michele Silva. Luz, câmera e ação: expressões artísticas como instrumento transformador, uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina. Retratos da Escola, p. 679-697. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1353. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1353. Acesso em: 2025-03-06