Desafios para a formação de funcionários/as da educação básica em nível superior.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
471-489
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
38
mai./ago.
Fonte
Resumo
O artigo tem o objetivo de apresentar e analisar marcos legais fundantes das políticas de formação, em nível médio e superior, de funcionários/as da educação básica, consolidadas no Plano Nacional de Educação – PNE e nos Planos Estaduais de Educação – PEE, bem como os desafios para a materialização da formação em nível superior. Os resultados da pesquisa bibliográfica e documental indicam que a aprovação de instrumentos normativos se constitui como importante marco para a agenda de luta da categoria e é fundamental para a proposição de políticas de formação, embora tenha se mostrado insuficiente para a materialização dessas como política de Estado.

El artículo tiene como objetivo presentar y analizar los marcos legales fundantes de las políticas de formación, en los nive-les medio y superior, delos/as empleados/as de la educación básica, consolidados en el Plan Nacional de Educación - PNE y en los Planes Estatales de Educación - PEE, así como los desafíos para la materia-lización de la formación en un nivel superior. Los resultados de la investigación bibliográfica y documental indican que la aprobación de instrumentos normativos constituye un hito importante para la agenda de lucha de la categoría y es fundamental para la proposición de políticas de formación, aunque se ha mostrado insuficiente para la materialización de éstas como política de Estado

The objective of this article is to present and analyze the founding legal milestones of training policies for basic education employees, at secondary and higher levels, consolidated in the National Education Plan – PNE – and in the State Education Plans – PEE –, as well as the challenges for materializing higher education. The results of the bibliographical and documentary research indicate that the approval of normative instruments constitutes an important milestone for the category’s struggle agenda and is fundamental for the proposition of training policies. However, their approval has been insufficient for their materialization as a State policy
Descrição
Palavras-chave
Política educacional, Profissionalização, Formação em nível médio e superior, Funcionários da educação, Política educativa, Profesionalización, Formación de grado medio y superior, Empleados/as de educación, Educational policy, Professionalization, Secondary and higherlevel training, Education employees
Citação
RIBEIRO, Rosselini Diniz Barbosa. Desafios para a formação de funcionários/as da educação básica em nível superior.. Retratos da Escola, p. 471-489. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i38.1781. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1781. Acesso em: 2025-03-06