Biblioteca escolar: uma experiência de contação de histórias
Carregando...
Tipo
Relato
Classficação
Nível técnico
Data
2023
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
335-350
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
17
37
jan./abr.
17
37
jan./abr.
Fonte
Coleções
Resumo
A contação de histórias é uma possibilidade pedagógica para a formação de leitores/as, para o aprimoramento da escrita e outras habilidades. Com isso em vista, a supervisão e a biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre promoveram o projeto Visita à Biblioteca, subprojeto de Biblioteca Viva: espaço de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Às professoras do 1º ao 5º anos do ensino fundamental propôs-se um ciclo de contação de histórias, com o objetivo de desenvolver esse hábito, a participação em atividades na biblioteca e o estímulo à leitura. A metodologia, de cunho qualitativo, teve caráter exploratório descritivo. Notou-se maior comprometimento das professoras com a leitura em sala de aula e mais interação entre professoras e estudantes. Outros/as professores/as também solicitaram a realização do projeto em suas turmas.
Contar cuentos es una posibilidad pedagógica para la formación de lectores/as, para el perfeccionamiento de la escritura y otras habilidades. Con eso en mente, la supervisión y la biblioteca de una escuela pública departamental en Porto Alegre impulsaron el proyecto Visita a la Biblioteca, subproyecto de Biblioteca Viva: espacio de apoyo al proceso de enseñanza y aprendizaje. A las docentes de 1er al 5o año de primaria se les ofreció un ciclo de cuentacuentos, con el objetivo de desarrollar este hábito e fomentar la participación en actividades en la biblioteca y la lectura. La metodología, cualitativa, tuvo un carácter exploratorio descriptivo. Se percibió un mayor compromiso de las maestras con la lectura en el aula y más interacción entre docentes y alumnos. Otros/as docentes también solicitaron que el proyecto se lleve a cabo en sus clases.
Storytelling is a pedagogical possibility for the formation of readers, for the improvement of writing and other skills. On this account, the supervision department and the library of a state public school in Porto Alegre promoted the Visit to the Library project, a sub-project of Biblioteca Viva: a space to support the teaching and learning process. Teachers from the 1st to 5th grades of elementary school were offered a cycle of storytelling with the aim of developing this habit, participating in library activities and encouraging reading. The methodology, of a qualitative nature, had a descriptive exploratory character. There was a greater commitment of the teachers to reading in the classroom and more interaction between teachers and students. Other teachers also requested the project to be carried out in their classes.
Contar cuentos es una posibilidad pedagógica para la formación de lectores/as, para el perfeccionamiento de la escritura y otras habilidades. Con eso en mente, la supervisión y la biblioteca de una escuela pública departamental en Porto Alegre impulsaron el proyecto Visita a la Biblioteca, subproyecto de Biblioteca Viva: espacio de apoyo al proceso de enseñanza y aprendizaje. A las docentes de 1er al 5o año de primaria se les ofreció un ciclo de cuentacuentos, con el objetivo de desarrollar este hábito e fomentar la participación en actividades en la biblioteca y la lectura. La metodología, cualitativa, tuvo un carácter exploratorio descriptivo. Se percibió un mayor compromiso de las maestras con la lectura en el aula y más interacción entre docentes y alumnos. Otros/as docentes también solicitaron que el proyecto se lleve a cabo en sus clases.
Storytelling is a pedagogical possibility for the formation of readers, for the improvement of writing and other skills. On this account, the supervision department and the library of a state public school in Porto Alegre promoted the Visit to the Library project, a sub-project of Biblioteca Viva: a space to support the teaching and learning process. Teachers from the 1st to 5th grades of elementary school were offered a cycle of storytelling with the aim of developing this habit, participating in library activities and encouraging reading. The methodology, of a qualitative nature, had a descriptive exploratory character. There was a greater commitment of the teachers to reading in the classroom and more interaction between teachers and students. Other teachers also requested the project to be carried out in their classes.
Descrição
Palavras-chave
Contação de história, Biblioteca escolar, Anos iniciais, Contar cuentos, Biblioteca escolar, Primeros años, Storytelling, School library, Early years
Citação
FRISON, Mayra Guterres Regis; FELICETTI, Vera Lucia. Biblioteca escolar: uma experiência de contação de histórias. Retratos da Escola, p. 335-350. 2023. https://doi.org/10.22420/rde.v17i37.1584. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1584. Acesso em: 2025-03-06