Arquivos pessoais e História da Educação: guardar o passado para intervir no presente
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Autores
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1468-1491
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
75
out./dez.
22
75
out./dez.
Fonte
Coleções
Resumo
O texto apresenta uma reflexão sobre dois arquivos pessoais de duas pedagogistas portuguesas, Maria Lúcia Namorado (1909-2000) e Lucinda Atalaya (1929-2009), e a sua utilização na área da educação infantil e da educação não-formal. Pretende-se analisar de que forma diferentes tipos de documentos pessoais, guardados ao longo de anos pelas suas proprietárias, podem ser usados como fontes em investigação em educação. De uma primeira parte, na qual se contextualiza o tema dos arquivos pessoais do ponto de vista teórico, passa-se a uma descrição dos arquivos em análise, sublinhando os obstáculos e desafios que se colocam. Numa última parte, reflete-se sobre os constrangimentos e possibilidades de utilização dos arquivos pessoais em História da Educação.
El texto presenta una reflexión sobre dos archivos personales de dos pedagogas portuguesas, Maria Lúcia Namorado (1909-2000) y Lucinda Atalaya (1929-2009) y su uso en el ámbito de la educación infantil y la educación no formal. El objetivo es analizar cómo diferentes tipos de documentos personales, conservados a lo largo de los años por sus propietarios, pueden ser utilizados como fuentes en la investigación educativa. De una primera parte, en la que se contextualiza el tema de los archivos personales desde un punto de vista teórico, se pasa a la descripción de los archivos analizados, destacando los obstáculos y retos a los que se enfrentan. En una última parte, se reflexiona sobre las limitaciones y posibilidades del uso de los archivos personales en la Historia de la Educación.
The text presents a reflection of two personal archives from two Portuguese pedagogists, Maria Lúcia Namorado (1909-2000) and Lucinda Atalaya (1929-2009) and their use in child education and non-formal education. It is expected to analyse how different types of personal documents, saved over the years by the owners, can be used as research sources in History of Education. After a first part in which personal archives are seen form a theory point of view a description of both archives is presented, underlying obstacles and challenges. In a final part, a reflection about constraints and possibilities of using personal archives in History of Education.
El texto presenta una reflexión sobre dos archivos personales de dos pedagogas portuguesas, Maria Lúcia Namorado (1909-2000) y Lucinda Atalaya (1929-2009) y su uso en el ámbito de la educación infantil y la educación no formal. El objetivo es analizar cómo diferentes tipos de documentos personales, conservados a lo largo de los años por sus propietarios, pueden ser utilizados como fuentes en la investigación educativa. De una primera parte, en la que se contextualiza el tema de los archivos personales desde un punto de vista teórico, se pasa a la descripción de los archivos analizados, destacando los obstáculos y retos a los que se enfrentan. En una última parte, se reflexiona sobre las limitaciones y posibilidades del uso de los archivos personales en la Historia de la Educación.
The text presents a reflection of two personal archives from two Portuguese pedagogists, Maria Lúcia Namorado (1909-2000) and Lucinda Atalaya (1929-2009) and their use in child education and non-formal education. It is expected to analyse how different types of personal documents, saved over the years by the owners, can be used as research sources in History of Education. After a first part in which personal archives are seen form a theory point of view a description of both archives is presented, underlying obstacles and challenges. In a final part, a reflection about constraints and possibilities of using personal archives in History of Education.
Descrição
Palavras-chave
Arquivos pessoais, História da Educação, Fontes primárias, Educação infantil, Educação não-formal, Mulheres pedagogas, Archivos personales, Historia de la educación, Fuentes primarias, Educación infantil, Educación no formal, Mujeres pedagogas, Personal archives, History of Education, Primary sources, Early childhood education, Non-formal education, Women pedagogues
Citação
PESSOA, Ana Maria. Arquivos pessoais e História da Educação: guardar o passado para intervir no presente. Revista Diálogo Educacional, p. 1468-1491. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.075.DS01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29821. Acesso em: 2025-02-21