A combinação entre Mindfulness e método ArtSci estimula a criatividade de forma transdisciplinar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
195-221
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
22
72
jan/mar
Fonte
Resumo
Sistemas complexos podem se organizar de forma direcionada para a criatividade e autenticidade, uma característica chamada de autotranscendência. Neste artigo, a sala de aula criativa é vista como um sistema complexo que busca a autotranscendência, uma característica de cunho transdisciplinar. Nosso objetivo foi saber se o nosso grupo de pesquisa sobre criatividade desenvolvia essas competências — criatividade e autotranscendência — nos alunos através de práticas que envolviam Mindfulness e o método Artsci. Nossa metodologia foi dividida em duas análises qualitativas. A primeira foi o processo simbólico-arquetípico sobre a última prática do semestre. A segunda análise foi a de conteúdo de Bardin, sobre a melhora da criatividade e outros benefícios das práticas do grupo de pesquisa. Nos resultados da primeira análise encontramos símbolos e arquétipos que remetiam ao aspecto de segurança necessário para o alcance da autonomia e realização pessoal dos estudantes. Na segunda análise encontramos que as práticas criativas foram importantes para o desenvolvimento da criatividade, autoconhecimento, autoestima, autorreflexão e bem-estar. Esses resultados indicam que as competências de criatividade e autotranscendência foram desenvolvidas. Acreditamos que esse modelo contribui para o desenvolvimento de escolas criativas que promovam não só a criatividade, mas a consciência integral do ser humano.

Los sistemas complejos pueden organizarse a sí mismos de una manera orientada a la creatividad y la autenticidad, una característica llamada autotrascendencia. En este artículo, el aula creativa se ve como un sistema complejo que busca la autotrascendencia, característica de carácter transdisciplinario. Nuestro objetivo fue averiguar si nuestro grupo de investigación sobre creatividad desarrolló estas habilidades - creatividad y autotrascendencia - en estudiantes a través de prácticas que involucran Mindfulness y el método Artsci. Nuestra metodología se dividió en dos análisis cualitativos. El primero fue el proceso simbólico arquetípico sobre la última práctica del semestre. El segundo análisis fue el análisis de contenido de Bardin, sobre la mejora de la creatividad y otros beneficios de las prácticas del grupo de investigación. En los resultados del primer análisis, encontramos símbolos y arquetipos que se referían al aspecto de seguridad necesario para el logro de la autonomía y realización personal de los estudiantes. En el segundo análisis, encontramos que las prácticas creativas fueron importantes para el desarrollo de la creatividad, el autoconocimiento, la autoestima, la autorreflexión y el bienestar. Estos resultados indican que se desarrollaron habilidades de creatividad y autotrascendencia. Creemos que este modelo contribuye al desarrollo de escuelas creativas que promueven no solo la creatividad, sino la conciencia integral del ser humano.

Complex systems can organize themselves in a way aimed at creativity and authenticity, a characteristic called self-transcendence. In this article, the creative classroom is seen as a complex system that seeks self-transcendence, a characteristic of transdisciplinary nature. Our goal was to find out if our research group on creativity developed these skills - creativity and self-transcendence - in students through practices involving Mindfulness and the Artsci method. Our methodology was divided into two qualitative analyses. The first was the archetypal symbolic process about the last practice of the semester. The second analysis was Bardin's content analysis, on improving creativity and other benefits of the research group's practices. In the results of the first analysis, we found symbols and archetypes that referred to the aspect of security necessary for the achievement of the students' autonomy and personal fulfillment. In the second analysis, we found that creative practices were important for the development of creativity, self-knowledge, self-esteem, self-reflection and well-being. These results indicate that creativity and self-transcendence skills were developed. We believe that this model contributes to the development of creative schools that promote not only creativity, but the integral awareness of human beings.
Descrição
Palavras-chave
Transdisciplinaridade, Mindfulness, ArtSci, Criatividade, Autotranscendência, Transdisciplinariedad, Mindfulness, ArtSci, Creatividad, Autotrascendencia, Transdisciplinarity, Mindfulness, ArtSci, Creativity, Self-transcendence
Citação
MENESES, Danilo Andrade de; LOPEZ, Luiz Carlos Serramo; FRÓES, Maira Monteiro. A combinação entre Mindfulness e método ArtSci estimula a criatividade de forma transdisciplinar. Revista Diálogo Educacional, p. 195-221. 2022. https://doi.org/10.7213/1981-416X.22.072.DS09. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28738. Acesso em: 2025-02-21