Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1059-1071
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
23
78
jul./set.
23
78
jul./set.
Fonte
Coleções
Resumo
O presente texto discute a emergência do pensamento complexo no contexto epistemológico e educacional contemporâneo. De forma particular, busca situar o paradigma da complexidade na crise do paradigma moderno (simplificador), explicitando a leitura que Edgar Morin faz desta crise e, a tarefa que precisa ser feita pelos educadores / intelectuais, para reconstruir os pressupostos “alienantes” constitutivos da modernidade filosófica, científica, social e educacional. Objetiva, desta forma, contribuir no processo de “reconstrução” dos enfoques educacionais “críticos”. Com isso, aponta novas possibilidades para pensar a antropologia, o conhecimento, a educação, a pedagogia e a formação de professores. Uma perspectiva complexa / multidimensional parece ser a saída mais razoável “construída” por Edgar Morin.
Lorem ipsum dol. Este texto discute el surgimiento del pensamiento complejo en el contexto epistemológico y educativo contemporáneo. De manera particular, se busca situar el paradigma de la complejidad en la crisis del paradigma moderno (simplificador), explicando la lectura que hace Edgar Morin de esta crisis y la tarea que debe hacerse por parte de los educadores/intelectuales, para reconstruir lo “alienante”. supuestos que constituyen la modernidad filosófica, científica, social y educativa. Pretende, por tanto, contribuir al proceso de “reconstrucción” de los enfoques educativos “críticos”. Con ello, apunta a nuevas posibilidades para pensar la antropología, el saber, la educación, la pedagogía y la formación docente. Una perspectiva compleja/multidimensional parece ser la salida más razonable “construida” por Edgar Morin.
This text talks about the emergency of complex thinking in the epistemological context and contemporary educational. In a particular way, it tries to situate the paradigm of the complexity in the crisis of the modern paradigm (simplifier), expressing the reading which Edgar Morin has about this crisis and the work which needs to be done by educators / intellectuals, to rebuild the “alienating” presupposes constituents philosophic, scientific, social, and educational modernity. So, it has as an aim, to contribute in the “rebuild” process of the critical educational focus. With this, it has new possibilities to think the anthropology, the knowledge, the education and the pedagogy, and the teacher training. A complex / multidimensional pedagogy seems to be the more reasonable exit “constructed” by Edgar Morin.
Lorem ipsum dol. Este texto discute el surgimiento del pensamiento complejo en el contexto epistemológico y educativo contemporáneo. De manera particular, se busca situar el paradigma de la complejidad en la crisis del paradigma moderno (simplificador), explicando la lectura que hace Edgar Morin de esta crisis y la tarea que debe hacerse por parte de los educadores/intelectuales, para reconstruir lo “alienante”. supuestos que constituyen la modernidad filosófica, científica, social y educativa. Pretende, por tanto, contribuir al proceso de “reconstrucción” de los enfoques educativos “críticos”. Con ello, apunta a nuevas posibilidades para pensar la antropología, el saber, la educación, la pedagogía y la formación docente. Una perspectiva compleja/multidimensional parece ser la salida más razonable “construida” por Edgar Morin.
This text talks about the emergency of complex thinking in the epistemological context and contemporary educational. In a particular way, it tries to situate the paradigm of the complexity in the crisis of the modern paradigm (simplifier), expressing the reading which Edgar Morin has about this crisis and the work which needs to be done by educators / intellectuals, to rebuild the “alienating” presupposes constituents philosophic, scientific, social, and educational modernity. So, it has as an aim, to contribute in the “rebuild” process of the critical educational focus. With this, it has new possibilities to think the anthropology, the knowledge, the education and the pedagogy, and the teacher training. A complex / multidimensional pedagogy seems to be the more reasonable exit “constructed” by Edgar Morin.
Descrição
Palavras-chave
Crise da modernidade, Complexidade, Educação, Crisis de la modernidad, Complejidad, Educación, Crisis of modernity, Complexity, Education
Citação
SILVA, Sidinei Pithan da; ARAÚJO, Ana Laura Alves de. Pensamento complexo e crise da racionalidade moderna: notas para pensar educação e formação de professores. Revista Diálogo Educacional, p. 1059-1071. 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.DS06. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30347. Acesso em: 2025-02-21