Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica

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Tipo
Editorial
Classficação
Nível técnico
Data
2023
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
972-978
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
23
78
jul./set.
Fonte
Resumo
Em pleno século XXI, diante das profundas transformações científicas tecnológicas, culturais, econômicas e geopolíticas, entende-se que o paradigma da complexidade pode se inscrever como uma referência epistemológica fundamental para pensar e subsidiar a formação de professores. O dossiê contempla temáticas relacionadas ao paradigma da complexidade e sua ligação com a educação básica na formação de professores. Os pesquisadores aceitaram o desafio de contribuir com fundamentos para atender a busca de superação da visão tradicional e fragmentada na docência. Trata-se do movimento da visão da complexidade, que propõe a religação dos saberes e, portanto, demanda a produção de um conhecimento transdisciplinar que favoreça à docência na elaboração de estratégias teórico-metodológicas que expressem as complexas configurações sociais, culturais e ideológicas da contemporaneidade.
Descrição
Palavras-chave
Citação
BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes de; COSME, Ariana; VIEIRA, Alboni Dudeque Pianovski. Paradigma da complexidade como subsídio epistemológico na formação de professores da Educação Básica. Revista Diálogo Educacional, p. 972-978. 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.078.AP01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30699. Acesso em: 2025-02-21