As singularidades da pesquisa com criança no espaço de vida privada/familiar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
123-149
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
23
76
jan./mar.
Fonte
Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a singularidade da metodologia da Pesquisa com criança e as relações que estabelecemos com os/as interlocutores da pesquisa, tendo como referência uma tese de doutorado em Educação, defendida em 2019, em uma universidade pública federal do nordeste brasileiro, que investigou sobre o brincar de crianças em tempos de tecnologias digitais móveis. O estudo, de abordagem qualitativa, adotou os pressupostos metodológicos da Pesquisa com criança (CASTRO, 2008; FANTIN, 2009; PEREIRA, 2015b), dialogando, problematizando, indagando junto com a criança sobre as experiências vividas, de modo a proporcionar ao pesquisador um conhecimento que consiga desvendar a realidade estudada. A fundamentação teórica esteve pautada nos Estudos da Infância, realizados no campo da Sociologia da Infância (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2003, 2004, 2007, 2008; SARMENTO; PINTO, 1997; SIROTA, 2011; PINTO, 1997; QUINTEIRO, 2009). Como resultado concluímos que na metodologia da Pesquisa com criança é preciso pensar na postura do pesquisador na relação com os/as interlocutores. Essa postura precisa ter como princípio o lugar de alteridade experimentado por pesquisadores adultos e crianças no decorrer de todo o seu processo de pesquisar.

Este texto tiene como objetivo presentar una reflexión sobre la singularidad de la metodología de Investigación con niños y las relaciones que establecemos con los interlocutores de la investigación, con referencia a una tesis de doctorado en Educación, defendida en 2019, en una universidad pública federal del nordeste de Brasil, que investigó el juego de los niños en tiempos de tecnologías digitales móviles. El estudio, de abordaje cualitativo, adoptó los presupuestos metodológicos de la Investigación con niños (CASTRO, 2008; FANTIN, 2009; PEREIRA, 2015b), dialogando, problematizando, indagando junto con el niño sobre las experiencias vividas, a fin de proporcionar al investigador un conocimiento que pueda desentrañar la realidad estudiada. La base teórica se fundamentó en los Estudios de la Infancia, realizados en el ámbito de la Sociología de la Infancia (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2003, 2004, 2007, 2008; SARMENTO; PINTO, 1997; SIROTA, 2011; PINTO, 1997; QUINTEIRO, 2009). Como resultado, concluimos que en la metodología de Investigación con Niños, es necesario pensar en la postura del investigador en la relación con los interlocutores. Esta postura debe tener como principio el lugar de alteridad que experimentan los investigadores adultos y los niños a lo largo de su proceso de investigación.

This text aims to present a reflection on the uniqueness of the Research with children methodology and the relationships that we establish with the research interlocutors, with reference to a doctoral thesis in Education, defended in 2019, in a federal public university in northeastern Brazil, which investigated the play of children in times of mobile digital technologies. The study, of qualitative approach, adopted the methodological assumptions of Research with Children (CASTRO, 2008; FANTIN, 2009; PEREIRA, 2015b), dialoguing, problematizing, inquiring together with the child about the experiences lived, in order to provide the researcher with knowledge that can unravel the reality studied. The theoretical foundation was based on the Studies of Childhood, carried out in the field of Sociology of Childhood (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2003, 2004, 2007, 2008; SARMENTO; PINTO, 1997; SIROTA, 2011; PINTO, 1997; QUINTEIRO, 2009). As a result, we concluded that in the methodology of Research with Children it is necessary to think about the posture of the researcher in the relationship with the interlocutors. This posture needs to have as a principle the place of otherness experienced by adult researchers and children throughout their research process.
Descrição
Palavras-chave
Pesquisa com criança, Rodas de brincadeiras, Estudos da infância, Investigación con niños, Círculos de juego, Estudios de la infancia, Research with children, Play circles, Childhood studies
Citação
SOUZA, Joseilda Sampaio de; BONILLA, Maria Helena Silveira. As singularidades da pesquisa com criança no espaço de vida privada/familiar. Revista Diálogo Educacional, p. 123-149. 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.DS05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29768. Acesso em: 2025-02-21