Pesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas
Carregando...
Tipo
Editorial
Classficação
Nível técnico
Data
2023
Título do Períodico
Revista Diálogo Educacional
ISSN
1981-416X
Página(s)/e-location
1-17
Idioma(s)
pt
Fonte
Curitiba
23
76
jan./mar.
23
76
jan./mar.
Fonte
Coleções
Resumo
O desenvolvimento de investigações com crianças e docentes no âmbito da Educação Infantil tem se ampliado nas últimas décadas em nosso país. O entendimento do contexto das instituições de Educação Infantil como espaço de pesquisa e produção de conhecimento tem reverberado na qualificação da docência, no respeito à alteridade das crianças, no reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos e, sobretudo, na garantia da escuta das crianças e dos(as) docentes enquanto interlocutores(as) privilegiados(as) do processo educativo. Em tal direção, tais investigações têm destacado a interdependência entre crianças e docentes, assim como contribuído com a visibilização de seus pontos de vista a respeito dos assuntos que lhes dizem respeito. Em suma, as pesquisas têm contribuído para o enfrentamento dos “assédios que a Educação Infantil” (CARVALHO; GUIZZO, 2018) tem sofrido – a antecipação da escolarização inicial, a difusão de livros didáticos, o déficit no atendimento das crianças de 0-3 anos, o enfrentamento da perspectiva linear e organicista do desenvolvimento presente na BNCC - EI (MEC, 2017) etc. –, assim como para a proposição de alternativas pedagógicas contextuais que efetivamente possibilitem que a Pedagogia da Infância se faça presente no exercício da docência em instituições públicas de atendimento as crianças pequenas no território nacional.
Descrição
Palavras-chave
Citação
VIEIRA, Alboni Dudeque Pianovski; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SANTOS, Marlene Oliveira dos; BRAILOVSKY, Daniel. Pesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, p. 1-17. 2023. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.076.AP01. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/issue/view/2084. Acesso em: 2025-02-21