O ensino de Fí­sica em escolas do campo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Vitruvian cogitationes
ISSN
2675-9616
Página(s)/e-location
149-166
Idioma(s)
pt
Fonte
Maringá
4
2
jul.
Fonte
Resumo
Este estudo diz respeito ao ensino de Física nas escolas do campo, de modo que tal deve contribuir para o processo formativo dos sujeitos do campo proporcionando e possibilitando identificar problemas e desafios no dia a dia; além de esclarecer situações concretas diante da diversidade de fenômenos que o ocorrem no contexto campesino. Este trabalho tem como objetivo discutir os elementos que norteiam o ensino de Física nas escolas do campo. A metodologia adotada baseia-se na abordagem qualitativa através do levantamento bibliográfico realizado por meio da revisão sistemática de literatura no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao término do levantamento dos trabalhos, obteve-se oito estudos, entre teses e dissertações em interface com o ensino de Física e a Educação do Campo. Os dados foram organizados em três eixos de análises: i) Formação docente, ii) Currículo e iii) Metodologias de Ensino.

Este estudio se refiere a la enseñanza de la Física en las escuelas rurales, que debe contribuir al proceso formativo de los sujetos rurales, proporcionando y capacitándolos para identificar problemas y desafíos en su vida cotidiana, así como aclarar situaciones concretas frente a la diversidad de fenómenos que ocurren en el contexto rural. Este trabajo tiene como objetivo discutir los elementos que orientan la enseñanza de la física en las escuelas rurales. La metodología adoptada se basa en un abordaje cualitativo a través de un levantamiento bibliográfico realizado por medio de una revisión sistemática de la literatura en el catálogo de tesis y disertaciones de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Enseñanza Superior (CAPES). Al final de la encuesta, se obtuvieron ocho estudios, entre tesis y disertaciones sobre la interfaz entre la enseñanza de la física y la educación rural. Los datos se organizaron en tres ejes de análisis: i) Formación de profesores, ii) Currículo y iii) Metodologías de enseñanza.

This study concerns the teaching of physics in rural schools, which should contribute to the formative process of rural subjects, providing and making it possible to identify problems and challenges in everyday life, as well as clarifying concrete situations in the face of the diversity of phenomena that occur in the rural context. This work aims to discuss the elements that guide the teaching of physics in rural schools. The methodology adopted is based on a qualitative approach through a bibliographic survey carried out by means of a systematic literature review in the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). At the end of the survey, eight studies were obtained, including theses and dissertations on the interface between physics teaching and rural education. The data was organized into three axes of analysis: i) Teacher training, ii) Curriculum and iii) Teaching methodologies.
Descrição
Palavras-chave
Currículo, Educação do Campo, Física, Formação, Metodologias de Ensino, Plan de Estudios, Educación Rural, Física, Formación, Metodologías de Enseñanza, Curriculum, Rural education, Physics, Education, Teaching methodologies
Citação
MOURA, Claudiana Beserra de; PAZ, Fábio Soares da. O ensino de Fí­sica em escolas do campo. Vitruvian cogitationes, p. 149-166. 2023. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.70091. Disponível em: https://periodicos.uem.br/vitruvian/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/70091. Acesso em: 2025-02-12