Jogando com a Ciência: investigando aditivos quí­micos em alimentos

Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Vitruvian cogitationes
ISSN
2675-9616
Página(s)/e-location
121-131
Idioma(s)
pt
Fonte
Maringá
4
2
jul.
Fonte
Resumo
Neste artigo, explora-se a importância dos aditivos químicos alimentares no ensino de ciências no contexto educacional desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Embora muitas vezes pouco explorados na educação básica, esses aditivos alimentares, contribuem para efeitos danosos para a saúde humana, sendo necessária a adoção de medidas preventivas, sobretudo em relação ao conhecimento por parte da população. O estudo sobre o assunto gerou um jogo educativo chamado “Quem Sou Eu” desenvolvido com os alunos do 9º ano do ensino fundamental, que incluiu aulas teóricas sobre aditivos químicos, enfatizando a leitura de rótulos de produtos industrializados. O jogo se mostrou uma boa ferramenta pedagógica no entendimento dos alunos sobre aditivos químicos e na promoção da discussão sobre seu consumo, contribuindo para uma educação formal relacionada a alimentação e saúde.

En este artículo se explora la importancia de los aditivos químicos alimentarios en la enseñanza de las ciencias en el contexto educativo desarrollado en el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID). Aunque muchas veces poco explorados en la educación básica, estos aditivos alimentarios contribuyen a tener efectos nocivos sobre la salud humana, por lo que es necesario adoptar medidas preventivas, especialmente en relación con el conocimiento por parte de la población. El estudio sobre el tema generó un juego educativo denominado “Quién soy yo” desarrollado con estudiantes de noveno año de primaria, que incluyó clases teóricas sobre aditivos químicos, con énfasis en la lectura de etiquetas de productos industrializados. El juego demostró ser una buena herramienta pedagógica para la comprensión de los estudiantes sobre los aditivos químicos y promover la discusión sobre su consumo, contribuyendo a la educación formal relacionada con la alimentación y la salud.

In this article, the importance of chemical food additives in science teaching is explored in the educational context developed in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID). Although often little explored in basic education, these food additives contribute to harmful effects on human health, making it necessary to adopt preventive measures, especially in relation to knowledge on the part of the population. The study on the subject generated an educational game called “Who Am I” developed with 9th year elementary school students, which included theoretical classes on chemical additives, emphasizing the reading of labels on industrialized products. The game proved to be a good pedagogical tool for students' understanding of chemical additives and promoting discussion about their consumption, contributing to formal education related to food and health.
Descrição
Palavras-chave
Aditivos Alimentares, Pibid, Ensino de Ciências, Jogo Educacional, Aditivos alimentarios, Pibido, Enseñanza de las Ciencias, Juego educativo, Food Additives, Pibid, Science Taching, Educational Game
Citação
BORGES, Tatiane Ferreira; ROCHA, Thaís Mendes; INADA, Paulo. Jogando com a Ciência: investigando aditivos quí­micos em alimentos. Vitruvian cogitationes, p. 121-131. 2023. https://doi.org/10.4025/rvc.v4i2.69816. Disponível em: https://periodicos.uem.br/vitruvian/index.php/revisvitruscogitationes/article/view/69816. Acesso em: 2025-02-12