Contribuições para uma educação escolar antirracista: bell hooks e a pedagogia engajada
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
23-37
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
18
40
jan./abr.
18
40
jan./abr.
Fonte
Coleções
Resumo
O objetivo deste artigo é sinalizar a pedagogia engajada de bell hooks, professora e intelectual negra estadunidense, como potencial contribuição para uma educação escolar antirracista. Nessa linha, apresentamos os fundamentos da obra educacional da autora e seus principais desdobramentos. Depois, situamos sua concepção pedagógica no contexto de um projeto ético-político crítico ao racismo, ao sexismo e à opressão de classe, cujos alicerces auxiliam na contraposição ao chamado ‘pacto da branquitude’ presente na sociedade brasileira. Por fim, argumentamos que a pedagogia engajada de hooks enseja valiosas estratégias para o fomento de práticas antirracistas na escola brasileira.
El objetivo de este artículo es resaltar la pedagogía com-prometida de bell hooks, docente e intelectual negra estadounidense, como una contribución potencial a la educación escolar antirracista. En esta línea, presentamos los fundamentos de la labor educativa de la autora y sus principales desarrollos. Luego, ubicamos su concepción pedagógica en el contexto de un proyecto ético-político crítico con el racismo, el sexismo y la opresión de clases, cuyos fundamentos ayudan a contrarrestar el llamado ‘pacto de la blanquitud’ presente en la sociedad brasileña. Finalmente, sostenemos que la pedagogía comprometida de hooks proporciona estrategias valiosas para pro-mover prácticas antirracistas en las escuelas brasileñas.
The objective of this article is to highlight bell hooks’ engaged pedagogy, a black professor and intellectual from the United States, as a potential contribution to anti-racist school education. Along these lines, we present the foundations of the author’s educational work and its main developments. Afterwards, we place its pedagogical conception in the context of an ethical-political project critical of racism, sexism and class oppression, whose foundations help to counteract the so-called ‘pact of whiteness’ present in Brazilian society. Finally, we argue that hooks’ engaged pedagogy provides valuable strategies for promoting anti-racist practices in Brazilian schools.
El objetivo de este artículo es resaltar la pedagogía com-prometida de bell hooks, docente e intelectual negra estadounidense, como una contribución potencial a la educación escolar antirracista. En esta línea, presentamos los fundamentos de la labor educativa de la autora y sus principales desarrollos. Luego, ubicamos su concepción pedagógica en el contexto de un proyecto ético-político crítico con el racismo, el sexismo y la opresión de clases, cuyos fundamentos ayudan a contrarrestar el llamado ‘pacto de la blanquitud’ presente en la sociedad brasileña. Finalmente, sostenemos que la pedagogía comprometida de hooks proporciona estrategias valiosas para pro-mover prácticas antirracistas en las escuelas brasileñas.
The objective of this article is to highlight bell hooks’ engaged pedagogy, a black professor and intellectual from the United States, as a potential contribution to anti-racist school education. Along these lines, we present the foundations of the author’s educational work and its main developments. Afterwards, we place its pedagogical conception in the context of an ethical-political project critical of racism, sexism and class oppression, whose foundations help to counteract the so-called ‘pact of whiteness’ present in Brazilian society. Finally, we argue that hooks’ engaged pedagogy provides valuable strategies for promoting anti-racist practices in Brazilian schools.
Descrição
Palavras-chave
Bell Hooks, Pedagogia Engajada, Escola, Antirracismo, Bell Hooks, Pedagogía comprometida, Escuela, Antirracismo, Bell Hooks, Engaged Pedagogy, School, Anti-racism
Citação
CAPRARA, Bernado Mattes; ANTUNES MACHADO, Lucas. Contribuições para uma educação escolar antirracista: bell hooks e a pedagogia engajada. Retratos da Escola, p. 23-37. 2024. https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.2028. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2028. Acesso em: 2025-02-07