Cotidiano escolar: contradições e potência
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível técnico
Data
2024
Autores
Título do Períodico
Retratos da Escola
ISSN
2238-4391
Página(s)/e-location
11-21
Idioma(s)
pt
Fonte
Brasília, DF
18
40
jan./abr.
18
40
jan./abr.
Fonte
Coleções
Resumo
Este texto apresenta a seção temática Cotidiano escolar: contradições e potência, originada de textos recebidos através do fluxo contínuo. Após passarem pelo processo de avaliação, os materiais foram compilados nesta seção. Apresentamos uma breve reflexão acerca dos estudos sobre cultura e cotidiano escolar brasileiro, ressaltando a dinâmica complexa e plural deste ambiente. Por fim, apresentamos os sete artigos que fazem parte da seção e abordam uma variedade de assuntos, incluindo raça, gênero, inclusão na educação, alfabetização e as condições do trabalho docente.
Este texto presenta la sección temática Rutina escolar: con-tradicciones y potencia, provenientes de textos recibidos a través de flujo continuo. Luego de pasar por el proceso de evaluación, los materiales fueron recopilados en esta sección. Presentamos una breve reflexión sobre los estudios sobre la cultura escolar y la vida cotidiana brasi-leña, destacando las dinámicas complejas y plurales de ese entorno. Finalmente, presentamos los siete artículos que forman parte de la sección y abordan una variedad de temas, entre ellos la raza, el género, la inclusión en la educación, la alfabetización y las condiciones del trabajo docente.
This text presents the thematic section School daily life:contradictions and power, originating from texts received through con-tinuous flow. After going through the evaluation process, the materials were compiled in this section. We present a brief reflection on studies about Brazilian school culture and everyday life, highlighting the complex and plural dynamics of this environment. Finally, we pres-ent seven articles that are part of the section and address a variety of topics, including race, gender, inclusion in education, literacy and the conditions of teaching work.
Este texto presenta la sección temática Rutina escolar: con-tradicciones y potencia, provenientes de textos recibidos a través de flujo continuo. Luego de pasar por el proceso de evaluación, los materiales fueron recopilados en esta sección. Presentamos una breve reflexión sobre los estudios sobre la cultura escolar y la vida cotidiana brasi-leña, destacando las dinámicas complejas y plurales de ese entorno. Finalmente, presentamos los siete artículos que forman parte de la sección y abordan una variedad de temas, entre ellos la raza, el género, la inclusión en la educación, la alfabetización y las condiciones del trabajo docente.
This text presents the thematic section School daily life:contradictions and power, originating from texts received through con-tinuous flow. After going through the evaluation process, the materials were compiled in this section. We present a brief reflection on studies about Brazilian school culture and everyday life, highlighting the complex and plural dynamics of this environment. Finally, we pres-ent seven articles that are part of the section and address a variety of topics, including race, gender, inclusion in education, literacy and the conditions of teaching work.
Descrição
Palavras-chave
Cotidiano escolar, Raça, Gênero, Educação Inclusiva, Trabalho docente, Rutina escolar, Raza, Género, Educación inclusiva, Tra-bajo docente, School daily life, Race, Gender, Inclusive Education, Teach-ing work
Citação
SOUZA, Jéssica Duarte de.. Cotidiano escolar: contradições e potência. Retratos da Escola, p. 11-21. 2024. https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.2050. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/2050. Acesso em: 2025-02-07