Currículo e tecnologias na educação australiana
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
ISSN
2318-8839
Página(s)/e-location
9-32
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
7
2
7
2
Fonte
Resumo
Tendo como contexto a inclusão das novas tecnologias digitais no currículo escolar, este artigo tem por objetivo apresentar as políticas públicas de currículo e tecnologias da Austrália, identificando a presença de elementos relacionados a espaços e tempos maker criados por meio das TIC, bem como verificando se a adoção da cultura maker em processos educativos está sendo ressignificada, considerando-se a intencionalidade pedagógica, a relação com o currículo, a compreensão sobre os conhecimentos de distintas áreas do saber. Consiste em uma reflexão crítica sobre modelos, espaços, concepções e estratégias empregados na prática pedagógica com foco nessa cultura maker. Os resultados mostraram que o currículo australiano apresenta uma organização bem detalhada, com uma parte específica de tecnologias para a Educação Básica.
Taking as a context the inclusion of new digital technologies in the school curriculum, this paper aims to present/show the public policies of curriculum and technologies in Australia, identifying the presence of elements related to spaces and maker times created through ICT, as well as checking if the adoption of the maker culture in educational processes is being reframed, considering the pedagogical intentionality, the relationship with the curriculum, the understanding of the knowledge of different areas of knowledge. It consists on a critical reflection about the models, spaces, concepts and strategies used in pedagogical practice with a focus on this maker culture. The results showed that the Australian curriculum presents a very detailed organization, with a specific part of technologies for Basic Education.
Taking as a context the inclusion of new digital technologies in the school curriculum, this paper aims to present/show the public policies of curriculum and technologies in Australia, identifying the presence of elements related to spaces and maker times created through ICT, as well as checking if the adoption of the maker culture in educational processes is being reframed, considering the pedagogical intentionality, the relationship with the curriculum, the understanding of the knowledge of different areas of knowledge. It consists on a critical reflection about the models, spaces, concepts and strategies used in pedagogical practice with a focus on this maker culture. The results showed that the Australian curriculum presents a very detailed organization, with a specific part of technologies for Basic Education.
Descrição
Palavras-chave
Currículo, Tecnologias de informação e comunicação, Políticas públicas, Cultura maker, Pensamento computacional, curriculum, Information and communication technologies, Public policy, Maker culture, Computational thinking
Citação
MANDAIO, Claudia; SENSATO,Marisa Garbellini. Currículo e tecnologias na educação australiana. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, p. 9-32. 2020. https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14859. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14859. Acesso em: 2024-12-02