Creative learning challenge Brazil: a constructionism approach to educational leadership development

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos convidados
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
ISSN
2318-8839
Página(s)/e-location
9-29
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
6
2
Fonte
Resumo
O “Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil” é um programa do grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab em parceria com a Fundação Lemann. Todo ano, o programa seleciona em torno de 10 educadores inovadores, os “fellows da aprendizagem criativa”, dedicados a contribuir para uma educação brasileira mais mão na massa, relevante, prazerosa e colaborativa para todos. Baseado na documentação de práticas reflexivas, bem como em materiais produzidos pelo Desafio e seus participantes, este artigo analisa o processo de desenvolvimento dos fellows à luz teórica do Construcionismo de Seymour Papert. Evidenciam práticas baseadas no Construcionismo em vários níveis, desde o processo de seleção, o desenvolvimento dos projetos, até o próprio formato do programa, constituindo uma vivência de aprendizagem e formação de líderes robusta e imersiva.

The Creative Learning ChallengeBrazil isa fellowship program ofthe Lifelong Kindergarten group of the MIT Media Lab in partnership with the Lemann Foundation. Each year the fellowship selects approximately 10 innovative educators, the “Creative Learningfellows”,dedicated to making Brazilian education more hands-on, relevant, playful and collaborativefor all. Based upon the documentation of reflective practices, as well as materials produced by the program and its participants, this paper analyzes the fellows’ development through the lens of Constructionism theoryof Seymour Papert. Constructionism based practices are revealed at multiple levels of the program, including the selection process, project development, and fellowship design, thereby providing a robust immersive learning and leadership development experience.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem mão-na-massa, Criatividade, Formação profissional, Programas de fellowship, Hands-on Learning, Creativity, Professional development, Fellowship Program
Citação
VALENTE, Ann Berger; BURD, Leo. Creative learning challenge Brazil: a constructionism approach to educational leadership development. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, p. 9-29. 2019. https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14504. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14504. Acesso em: 2024-12-02