Letramento digital: uma prática de leitura pelo Google Classroom no ensino fundamental II
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
ISSN
2318-8839
Página(s)/e-location
42-69
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
6
1
6
1
Fonte
Resumo
O artigo apresenta um processo de leitura via aplicativo do Google, mediado pelo gênero condutor conto de fadas em sintonia com outros gêneros discursivos, e destinado a alunos da rede pública do ensino fundamental II. A pesquisa respalda-se na abordagem enunciativa da linguagem e nas metodologias de Solé (1998) e Cosson (2014). Os resultados demonstram que a articulação da exploração da multimodalidade da linguagem com recursos da web possibilita ao professor reconfigurar o seu papel de mediador, e os alunos exercitam a navegação on-line, compreendendo e respondendo ao processo de leitura, refletindo criticamente a sua realidade e ganhando autonomia.
The article presents a process of reading through Google's application, mediated by the genre conducting fairy tale in tune with other discursive genres, and intended for students of the public elementary school II. The research is based on the enunciativeapproach of the language and the methodologies of Solé (1998) and Cosson (2014). The results demonstrate that the articulation of the multimodality exploitation of the language with web resources allows the teacher to reconfigure his role of mediator and the students exercise the online navigation, understanding and responding to the reading process, critically reflecting their reality and winning autonomy.
The article presents a process of reading through Google's application, mediated by the genre conducting fairy tale in tune with other discursive genres, and intended for students of the public elementary school II. The research is based on the enunciativeapproach of the language and the methodologies of Solé (1998) and Cosson (2014). The results demonstrate that the articulation of the multimodality exploitation of the language with web resources allows the teacher to reconfigure his role of mediator and the students exercise the online navigation, understanding and responding to the reading process, critically reflecting their reality and winning autonomy.
Descrição
Palavras-chave
Leitura, Navegação online, Multiletramentos, Protótipo didático, Reading, On-line navigation, Multiletramentos, Didactic prototype
Citação
CREPALDI, Nilza Pereira; SANTOS, Annie Rose dos. Letramento digital: uma prática de leitura pelo Google Classroom no ensino fundamental II. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, p. 42-69. 2019. https://doi.org/10.20396/tsc.v6i1.14632. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14632. Acesso em: 2024-12-02