Aplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública
Carregando...
Tipo
Relatos de Experiência
Classficação
Nível metodológico
Data
2018
Título do Períodico
Tecnologias, Sociedade e Conhecimento
ISSN
2318-8839
Página(s)/e-location
100-119
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
5
1
5
1
Fonte
Resumo
O artigo descreve um estudo de caso relacionado à implantação do método de sala de aula invertida na disciplina de língua portuguesa de uma escola de ensino médio estadual da periferia da cidade de São Paulo (SP) atendendo estudantes de baixa renda, com dificuldade de acesso a Internet e tendo como dispositivo o seu próprio celular pessoal. Para tanto, será apresentado um estudo de caso qualitativo realizado após a aplicação de uma sequência didática de Língua Portuguesa durante um bimestre para quatro turmas do 2º ano do ensino médio, totalizando 80 estudantes entre 16 e 18 anos. As atividades propostas com o apoio da plataforma Google Form possibilitaram maior autonomia e engajamento dos estudantes na disciplina de língua portuguesa, bem como sugerem impactos nos indicadores das avaliações externas realizadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. São avaliadas as relações entre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aliadas às metodologias ativas de forma a ressignificar o processo de aprendizagem tendo o estudante em sua centralidade.
This paper describes a case study related to the implementation of theflipped classroommethod in the Portuguese language subject of a high school state school in the outskirts of the city of São Paulo, with students' personal cell phone as the main device. The activities proposed with the support of the Google Form platform allowed for greater student autonomy and engagement, indicating impacts on the indicators of the external evaluations carried out by the State Department of Education of the State of São Paulo. The relationships between the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the active methodologies are evaluated in order to re -signify the learning process having the student in its centrality.
This paper describes a case study related to the implementation of theflipped classroommethod in the Portuguese language subject of a high school state school in the outskirts of the city of São Paulo, with students' personal cell phone as the main device. The activities proposed with the support of the Google Form platform allowed for greater student autonomy and engagement, indicating impacts on the indicators of the external evaluations carried out by the State Department of Education of the State of São Paulo. The relationships between the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) and the active methodologies are evaluated in order to re -signify the learning process having the student in its centrality.
Descrição
Palavras-chave
Metodologia ativa, Língua portuguesa, Sala de aula invertida, Google form, Ensino médio, Active methodology, Portuguese language, Flipped classroom, Google form, High school
Citação
SILVA, Maria Izabel Oliveira da; PESCE, Lucila; NETTO, Antônio Valerio. Aplicação de sala de aula invertida para o aprendizado de língua portuguesa no ensino médio de escola pública. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, p. 100-119. 2018. https://doi.org/10.20396/tsc.v5i1.14728. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14728. Acesso em: 2024-12-02