Ética, integridade e cultura de integridade: reflexões a partir do contexto brasileiro1

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Horizontes
ISSN
2317-109X
Página(s)/e-location
e023031
Idioma(s)
pt
Fonte
Itatiba
41
1
Fonte
Coleções
Resumo
Este artigo apresenta conceitos básicos de integridade, integridade científica e integridade acadêmica bem como algumas propostas para a promoção da cultura de integridade nas Instituições de Ensino Superior, agências de fomento e fundações de pesquisa. Argumenta-se que: a) a ética e a integridade são conceitos distintos, mas inter-relacionados e que é produtivo associá-los em documentos, políticas institucionais e pesquisas; b) os conceitos de integridade científica e integridade acadêmica são essenciais para garantir a credibilidade e a confiabilidade da pesquisa; e c) a promoção de uma cultura de integridade requer a criação de políticas institucionais de ética e integridade.

This article presents basic concepts of integrity, scientific integrity and academic integrity as well as some proposals for promoting a culture of integrity in Higher Education Institutions, funding agencies and research foundations. It is argued that: a) ethics and integrity are distinct concepts, but they are interrelated and that it is productive to associate them in documents, institutional policies and research; b) the concepts of scientific integrity and academic integrity are essential to guarantee the credibility and reliability of the research; and c) the promotion of a culture of integrity requires the creation of institutional policies of ethics and integrity.
Descrição
Palavras-chave
Integridade acadêmica, Integridade científica, Cultura de integridade, Academic integrity, Scientific integrity, Integrity culture
Citação
MAINARDES, Jefferson. Ética, integridade e cultura de integridade: reflexões a partir do contexto brasileiro1. Horizontes, p. e023031. 2023. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1624. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1624. Acesso em: 2024-08-27