A gestão empresarial da rede estadual de educação de São Paulo: o papel da tríade ideológica eficiência, produtividade e neutralidade
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
925-939
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
17
3
jul./set.
17
3
jul./set.
Fonte
Coleções
Resumo
No presente trabalho, refletimos sobre a gestão empresarial da educação pública no Estado de São Paulo a partir de dois projetos que compreendemos complementares: a reorganização escolar proposta pelo governador Geraldo Alckmin e o Projeto de Lei Nº 1.301/2015 que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e dispõe sobre a criação no sistema estadual de ensino do Programa Escola Sem Partido. Concluímos que, no campo educacional, a implementação da gerência empresarial das escolas públicas faz a adequação dos “negócios educacionais” aos objetivos gerais do capitalismo, por meio do discurso da eficiência, produtividade, supostamente fundamentadas na neutralidade das intenções. Esses ideais conformam tanto as reformas escolares quanto os projetos Escola Sem Partido que tramitam no Estado e em todo o país.
En este trabajo, reflexionamos sobre la gestión empresarial de la educación pública en el Estado de São Paulo a partir de dos proyectos que consideramos complementarios: la reorganización escolar propuesta por el gobernador Geraldo Alckmin y el Proyecto de Ley nº 1.301/2015 que está en trámite en el Estado. Asamblea Legislativa de São Paulo y prevé la creación del Programa Escola Sem Partido en el sistema educativo estatal. Concluimos que, en el ámbito educativo, la implementación de la gestión empresarial en las escuelas públicas adapta el “negocio educativo” a los objetivos generales del capitalismo, a través del discurso de la eficiencia y la productividad, supuestamente basado en la neutralidad de intenciones. Estos ideales dan forma tanto a las reformas escolares como a los proyectos de la Escola Sem Partido que están en marcha en el estado y en todo el país.
In this work, we reflect on the business management of public education in the State of São Paulo based on two projects that we consider complementary: the school reorganization proposed by Governor Geraldo Alckmin and Bill No. 1,301/2015 that is being processed in the State Legislative Assembly of São Paulo and provides for the creation of the Escola Sem Partido Program in the state education system. We conclude that, in the educational field, the implementation of business management in public schools adapts “educational business” to the general objectives of capitalism, through the discourse of efficiency and productivity, supposedly based on the neutrality of intentions. These ideals shape both the school reforms and the Escola Sem Partido projects that are underway in the State and throughout the country.
En este trabajo, reflexionamos sobre la gestión empresarial de la educación pública en el Estado de São Paulo a partir de dos proyectos que consideramos complementarios: la reorganización escolar propuesta por el gobernador Geraldo Alckmin y el Proyecto de Ley nº 1.301/2015 que está en trámite en el Estado. Asamblea Legislativa de São Paulo y prevé la creación del Programa Escola Sem Partido en el sistema educativo estatal. Concluimos que, en el ámbito educativo, la implementación de la gestión empresarial en las escuelas públicas adapta el “negocio educativo” a los objetivos generales del capitalismo, a través del discurso de la eficiencia y la productividad, supuestamente basado en la neutralidad de intenciones. Estos ideales dan forma tanto a las reformas escolares como a los proyectos de la Escola Sem Partido que están en marcha en el estado y en todo el país.
In this work, we reflect on the business management of public education in the State of São Paulo based on two projects that we consider complementary: the school reorganization proposed by Governor Geraldo Alckmin and Bill No. 1,301/2015 that is being processed in the State Legislative Assembly of São Paulo and provides for the creation of the Escola Sem Partido Program in the state education system. We conclude that, in the educational field, the implementation of business management in public schools adapts “educational business” to the general objectives of capitalism, through the discourse of efficiency and productivity, supposedly based on the neutrality of intentions. These ideals shape both the school reforms and the Escola Sem Partido projects that are underway in the State and throughout the country.
Descrição
Palavras-chave
Reorganização escolar, Escola sem partido, Gestão empresarial na educação, Reorganización escolar, Escuela sin fiesta, Gestión empresarial en educación., School reorganization, School without a party, Business management in education
Citação
LIMA, Marcos Roberto; GONZALEZ, Jeferson Anibal; LOMBARDI, José Claudinei. A gestão empresarial da rede estadual de educação de São Paulo: o papel da tríade ideológica eficiência, produtividade e neutralidade. Revista HISTEDBR On-line, p. 925-939. 2017. https://doi.org/10.20396/rho.v17i3.8650924. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650924. Acesso em: 2024-06-25