Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2587
Página(s)/e-location
1130-1149
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
18
4
out./dez.
18
4
out./dez.
Fonte
Coleções
Resumo
O objetivo deste trabalho é o de evidenciar as contribuições da educação escolar no desenvolvimento do pensamento por conceitos na adolescência, a partir da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Com base no materialismo histórico e dialético, apresenta uma pesquisa de caráter teórico-conceitual, destacando que o desenvolvimento do pensamento por conceitos na adolescência não é um fenômeno natural, mas sim, produto de um longo processo de formação engendrado por uma série de operações racionais, tais como: análise e síntese; comparação; generalização e sistematização; abstração e concreção. Aponta, desse modo, a importância da organização da educação escolar a partir dos conceitos científicos, uma vez que, a apropriação dos mesmos, promove formas especiais de conduta, modifica a atividade das funções psíquicas, cria novos níveis de desenvolvimento humano e proporciona um entendimento mais articulado do mundo. Conclui-se que, quando a escola se propõe a conduzir o aluno ao pensamento conceitual, possibilita maiores condições para o conhecimento da realidade objetiva.
El objetivo de este trabajo es el de evidenciar lãs contribuciones de la educación escolar em El desarrollo Del pensamiento por conceptos em la adolescencia, a partir de la pedagogía histórico-crítica y de la psicología histórico-cultural. Con base em el materialismo histórico y dialéctico, presenta una investigación de carácter teórico-conceptual, destacando que El desarrollo Del pensamiento por conceptos em la adolescencia no es un fenómeno natural, sino um producto de un largo proceso de formación engendrado por una serie de operaciones racionales tales como: análisis y síntesis; comparación; generalización y sistematización; abstracción y concreción. En este sentido, laimportancia de la organización de la educación escolar a partir de los conceptos científicos, ya que, la apropiación de los mismos, promueve formas especiales de conducta, modifica la actividad de las funciones psíquicas, CREA nuevos niveles de desarrollo humano y proporciona unentendimiento más articulado del mundo. Se concluye que, cuando la escuela se propone a conducir al alumno al pensamiento conceptual, posibilita mayores condiciones para El conocimiento de la realidad objetiva.
The objective of this paper is to high light the contributions of school education in the development of through concepts in adolescence, based on historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology. Based on historical and dialectical materialism, it presents a research of the oretical-conceptual character, emphasizing that the development of thought by concepts in adolescence isnt a natural phenomenon, but rather the product of a long process of formation engendered by a series of rational operations, such as: analysis and synthesis; Comparation; generalization and systematization; abstraction and concretion. It thus points to the importance of organizing school educationon the basis of scientific concepts, since the appropriation promotes special forms of behavior, modifies the activity of psychic functions, creates new level so fhuman developmentand provides na understanding most articulate in the world. Its concluded that when the school proposes to lead the student to conceptual thinking, it allows greater conditions for the knowledge of objective reality.
El objetivo de este trabajo es el de evidenciar lãs contribuciones de la educación escolar em El desarrollo Del pensamiento por conceptos em la adolescencia, a partir de la pedagogía histórico-crítica y de la psicología histórico-cultural. Con base em el materialismo histórico y dialéctico, presenta una investigación de carácter teórico-conceptual, destacando que El desarrollo Del pensamiento por conceptos em la adolescencia no es un fenómeno natural, sino um producto de un largo proceso de formación engendrado por una serie de operaciones racionales tales como: análisis y síntesis; comparación; generalización y sistematización; abstracción y concreción. En este sentido, laimportancia de la organización de la educación escolar a partir de los conceptos científicos, ya que, la apropiación de los mismos, promueve formas especiales de conducta, modifica la actividad de las funciones psíquicas, CREA nuevos niveles de desarrollo humano y proporciona unentendimiento más articulado del mundo. Se concluye que, cuando la escuela se propone a conducir al alumno al pensamiento conceptual, posibilita mayores condiciones para El conocimiento de la realidad objetiva.
The objective of this paper is to high light the contributions of school education in the development of through concepts in adolescence, based on historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology. Based on historical and dialectical materialism, it presents a research of the oretical-conceptual character, emphasizing that the development of thought by concepts in adolescence isnt a natural phenomenon, but rather the product of a long process of formation engendered by a series of rational operations, such as: analysis and synthesis; Comparation; generalization and systematization; abstraction and concretion. It thus points to the importance of organizing school educationon the basis of scientific concepts, since the appropriation promotes special forms of behavior, modifies the activity of psychic functions, creates new level so fhuman developmentand provides na understanding most articulate in the world. Its concluded that when the school proposes to lead the student to conceptual thinking, it allows greater conditions for the knowledge of objective reality.
Descrição
Palavras-chave
Educação escolar, Pensamento conceitual, Psicologia histórico-cultural, Pedagogia histórico-crítica, Educación escolar, Pensamiento conceptual, Psicología histórico-cultural, Pedagogía histórico-crítica, Scholar education, Conceptual think, Historical-cultural psychology, Historical-critical pedagogy
Citação
MALANCHEN, Julia; ANJOS, Ricardo Eleutério dos. Educação escolar e o desenvolvimento do pensamento conceitual na adolescência: contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, p. 1130-1149. 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8653412. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653412. Acesso em: 2024-06-20