O imaginário e a construção do gênero e da docência na cidade de Londrina: conceito, contexto e implicações

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2585
Página(s)/e-location
1089-1108
Idioma(s)
pt
Fonte
Campinas, SP
18
4
out./dez.
Fonte
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar de maneira crítica e reflexiva a construção do imaginário social acerca do gênero e da docência na cidade de Londrina – Paraná. Isto posto, fez-se necessário compreender os seguintes aspectos: os conceitos referentes ao imaginário social, que constituiu as relações entre gênero e docência; questões do magistério feminino, tendo como parâmetro os aspectos: culturais, sociais, gênero e política. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Ao término da pesquisa, constatou-se que a construção do imaginário em relação ao gênero, docência e feminização é permeado de ideologias, valores e relações de poder.

El artículo tiene como objetivo analizar de manera crítica y reflexiva la construcción del imaginario social acerca del género y de la docencia en la ciudad de Londrina - Paraná. Esto puesto, se hizo necesario comprender los siguientes aspectos: los conceptos referentes al imaginario social, que constituyó las relaciones entre género y docencia; Las cuestiones del magisterio femenino, teniendo como parámetro los aspectos: culturales, sociales, género y política. Para el desarrollo de este estudio, se utilizó como metodología, la investigación bibliográfica y el análisis documental. Al término de la investigación, se constató que la construcción del imaginario en relación al género, docencia y feminización está impregnado de ideologías, valores y relaciones de poder.

The article aims to critically and reflexively analyze the construction of the social imaginary about gender and teaching in the city of Londrina - Paraná. Thus, it was necessary to understand the following aspects: concepts related to the social imaginary, which constituted the relations between gender and teaching; Questions of female magisterium, taking as a parameter the cultural, social, gender and political aspects. For the development of this study, bibliographic research and documentary analysis were used as methodology. At the end of the research, it was verified that the construction of the imaginary in relation to gender, teaching and feminization is permeated by ideologies, values and power relations.
Descrição
Palavras-chave
Imaginário, Gênero, Docência, Feminização, Imaginário, Género, Enseñanza, La feminización, Imaginary, Genre, Teaching, Feminization
Citação
SANTOS, Adriana Regina de Jesus. O imaginário e a construção do gênero e da docência na cidade de Londrina: conceito, contexto e implicações. Revista HISTEDBR On-line, p. 1089-1108. 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i4.8651394. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8651394. Acesso em: 2024-06-20