A educação de jovens e adultos nas empresas recuperadas por trabalhadores na Argentina

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista HISTEDBR On-line
ISSN
1676-2584
Página(s)/e-location
616-629
Idioma(s)
es
Fonte
Campinas, SP
18
3
jul./set.
Fonte
Resumo
Diferentemente das experiências históricas mais conhecidas e radicais que emergiram em contextos de crise revolucionária, as empresas recuperadas pelos trabalhadores (ERTs) que emergiram na Argentina constituem processos que respondem às transformações regressivas da própria economia capitalista. O estágio da globalização neoliberal levou à expulsão de milhões de trabalhadores das relações salariais na América Latina. A autogestão e a auto-organização produtiva, mesmo nesse cenário desfavorável, representam uma resposta ativa da classe trabalhadora a essa situação. Como as ERTs, os bachilleratos populares (BPs) surgem em resposta à crise causada pela implementação de políticas neoliberais. A maior parte dos BPs que se articulam com ERTs foi promovida pela Cooperativa de Educadores e Pesquisadores Populares (CEIP). Essa cooperativa foi criada pela Equipe de Educação Popular, composta por professores e alunos da Universidade de Buenos Aires, que desde 1998 vem organizando espaços educativos em e com organizações sociais a partir da perspectiva da educação popular.

A diferencia de las experiencias históricas más conocidas y radicales surgidas en contextos de crisis revolucionarias, las empresas recuperadas por trabajadores (ERTs) surgidas en Argentina constituyen procesos que responden a las transformaciones regresivas de la propia economía capitalista. La etapa de la globalización neoliberal provocó la expulsión de millones de trabajadores de las relaciones salariales en América Latina. La autogestión y la autoorganización productiva, aun en este marco desfavorable, representa una respuesta activa de la clase trabajadora a esta situación. Igual que las ERTs, los Bachilleratos Populares (BP) surgen como respuesta a la crisis provocada por la implementación de políticas neoliberales. La mayoría de los BP que articulan con empresas recuperadas fueron impulsados por la Cooperativa de Educadores e Investigadores Populares (CEIP). Esta cooperativa fue creada por el Equipo de Educación Popular, integrado por docentes y estudiantes de la UBA, que desde 1998 venía organizando espacios educativos en y con organizaciones sociales desde la perspectiva de la educación popular.

Unlike the most well-known and radical historical experiences that emerged in contexts of revolutionary crisis, the companies recovered by workers (ERTs) that emerged in Argentina constitute processes that respond to the regressive transformations of the capitalist economy itself. The stage of neoliberal globalization led to the expulsion of millions of workers from wage relationships in Latin America. Self-management and productive self-organization, even in this unfavorable setting, represents an active response of the working class to this situation. Like the ERTs, the bachilleratos populares arise in response to the crisis caused by the implementation of neoliberal policies. Most of the BP that articulate with ERTs were promoted by the Cooperativ of Educators and Popular Researches (CEIP). This cooperative was created by the Popular Education Team, composed of teachers and students of the Universidad de Buenos Aires, which since 1998 has been organizing educational spaces in and with social organizations from the perspective of popular education.
Descrição
Palavras-chave
Empresas recuperadas, Autogestão, Bachilleratos populares, Educação para além do capital, Argentina., Empresas recuperadas, Autogestión, Bachilleratos populares, Educación más allá del capital, Argentina, Recovered companies, Self-management, Bachilleratos populares, Education beyond capital, Argentina.
Citação
RUGGERI, Andrés; POLTI, Natalia; NOVAES, Henrique Tahan. A educação de jovens e adultos nas empresas recuperadas por trabalhadores na Argentina. Revista HISTEDBR On-line, p. 616-629. 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i3.8653507. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653507. Acesso em: 2024-06-20